21/agosto- 1889 – Nasce em Pindamonhangaba o prof. Francisco Antunes da Costa, que residiu muitos anos em Jacareí, onde prestou relevantes serviços, não só no magistério como na política local.
22 – 1822 – Procedente do Rio de Janeiro, de onde partira a 14, com destino à cidade de São Paulo, chega a esta vila o príncipe regente D. Pedro, acompanhado de luzida guarda de honra. A entrada da vila o príncipe é recebido pelo Capitão-mor, seus irmãos, cunhado e grande número de cavaleiros (6- “A Revolução…”, p.78). É organizada “uma procissão soleníssima, com pálio e gente a valer”.
23 – 1862 – Em sessão extraordinária convocada “afim de dar cumprimento a uma representação dos membros da Comissão encarregada de inspecionar a feitura da estrada que desta segue ao rio Comprido, fazendo eles ver que é desnecessário os valos laterais nos lugares donde já tem valos feitos pelos proprietários e que em tal caso que não são de opinião que nesses lugares que não se faça os valos e que em outros bem como na chapada do Quatinga, o arrematante que faça valos de 6 palmos de largo e 5 de fundo para assim poder acomodar a quantidade de água que recebe nesse lugar, e assim fica um serviço por outro e isto é aceito pelo arrematante. A Câmara achando justa a representação participou ao Exmo. Presidente para deliberar a respeito.
24 – 1872– O Secretário apresentou cópia autenticada da eleição de eleitores, consertada pelo Tabelião do público. A Câmara remeteu ao Exmo. Presidente da Província em virtude do artigo 89 das instruções de dezembro de 1868 para este remeter ao Ministro do Império.
(Liv. Ata CM. 1861 – p. 248)
25 – 1892 – Pela lei n. 80, são desanexados da comarca de Jacareí, os municípios de Santa Branca e Santa Isabel.
26 – 1914 – Na mesma sessão o vereador Luiz Alves deixa a mesa da presidência e fala sobre o falecimento do vereador Miguel Leite do Amparo, consignando na ata dos trabalhos um voto de pesar.
27 – 1948 – Celebrada em Jacareí a Semana Pró-Universidade Católica, no salão paroquial. Falou o padre Ramon Ortiz e depois o professor Dr. Hélio Damante sobre o tema: “Missão da Universidade Católica”.
28 – 1994 – Falece Irene da Silva, conhecida como Irene Cachuté. Era provedora da Santa Casa de Misericórdia de Jacareí.
30 – 1909 – Nesta data a Câmara aprova em discussão única o projeto que autoriza o prefeito a abrir créditos precisos para estabelecimento dos serviços de água e esgoto.
Benedicto Sérgio Lencioni é professor, historiador, advogado, pintor, escritor e político de Jacareí. Escreveu diversos livros sobre a história da cidade. Foi vereador por duas legislaturas e posteriormente também foi prefeito por dois mandados.
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?