A CIDADE NO TEMPO – Benedicto Sergio Lencioni – ABRIL – 2023

Benedicto Sergio Lencioni

1º/abril  1819 – Para o Sargento Mor das Ordenanças da Vila de Jacareí. Recebemos o ofício de vossa mercê de 30 passado no qual nos representa que não pode por ora tomar conta do Comando das Ordenanças dessa Vila que se lhe devolveu pela reforma que S. Majestade concedeu ao Capitão mor Claudio José Machado por estar a seguir para Minas Gerais em virtude de licença que por 6 meses lhe concedemos, portanto lhe ordenamos transfira o comando para o Capitão mais antigo durante a sua ausência. Deus Guarde a Vmece. São Paulo 1º de Abril de 1819. Dom Mateus Bispo – Miguel José de Oliveira Pinto.

2 – 1867 –  Na sessão deste dia, foi lido o Relatório do Fiscal dizendo:

  • Artigo 1º) É preciso consertar a Rua de baixo, dês do canto de Francisco Alves Pereira até o fim da rua.
  • Art. 2º) É preciso roçar e carpir a rua das Pitas até o portão.
  • Art.3º) Limpar as valas da Câmara.
  • Art. 4º) Fazer um aterro na rua do Pastinho de frente as taipas de Francisco Rodrigues do Prado Sobrinho.
  • Art. 5º) Fazer um rego no matadouro para despedição do sangue e das reses.

Art. 6º) Um aterrado além da ponte do Paraíba.

3 – 1871 – Em sessão ordinária presidida por Bueno, foi registrado que “em 17 de março o Exmo. Governo devolveu o Requerimento de Antonio Gomes de Azevedo Sampaio afim desta Câmara informar se é de reconhecida necessidade o mesmo Sampaio ter aberta a sua Botica nesta cidade.

“A Câmara respondeu que é de reconhecida necessidade continuar aberta a botica do peticionário por ser bem sortida e fornece gratuitamente remédios para a Santa Casa de Misericórdia”.

4 – 1883 – A Câmara comunica ao Presidente da província que já possui os padrões de pesos e medidas do Sistema Métrico, em data de 31 de dezembro de 1883.

5 – 1918 -Pede a palavra ao vereador Antonio Jordão Mercadante e traz ao conhecimento da Câmara que “tendo se entendido juntamente com seus colegas srs. Roberto Martins e João Abílio da Costa, previamente designados pela Câmara para esse fim, com o sr. Pedro Eugênio Gueury, no sentido de demovê-lo de resignar o cargo de vereador, nada conseguiu, mantendo aquele senhor o seu ato de renúncia”. O presidente Raul Lopes Chaves, declara vago um lugar de vereador. Na mesma sessão o presidente designa e a Câmara aprova o dia 1º de junho para a realização de eleição para preencher a vaga, no prédio do Grupo Escolar. Cel. Carlos Porto.

DIA 2 de ABRIL das 10 às 12 horas, o autor desta coluna estará na Livraria Skilo, autografando seus livros

MAIs LIDAS