A CIDADE NO TEMPO – Benedicto Sergio Lencioni – ABRIL – 2023

Benedicto Sergio Lencioni

6 – 1863 – Em sessão extraordinária, presidida por Leitão foi lida Circular do Governo de 30 de Março exigindo que a Câmara remeta com urgência o Balanço. A Câmara respondeu no teor seguinte: Em consequência da nova requisição de V. S. datada de 4 de março esta Câmara enviou ao Secretário da Assembleia Provincial o balanço exigido, isto em data de 12 de março. Assim esta Câmara responde à Circular de V. Exma. de 30 de março do presente ano.

7 – 1907 – O Intendente Municipal Francisco Antunes da Costa, cria o “Livro de Queixas e Reclamações” para a reclamação dos munícipes.

8 – 1914 – O prefeito Pompílio Mercadante pede autorização para assinar em nome da Câmara com a repartição de Obras Públicas do Estado para a construção do muro de fecho da Cadeia. Autoriza.

9 – 1917 –  Na sessão extraordinária presidida por Raul Chaves é lida uma proposta de Benedicto Manoel Pinto Ribeiro, proprietário e morador nesta cidade comprometendo-se a executar os serviços de consertos e variantes (atalhos da estrada de rodagem desta a Santa Isabel, 27 quilômetros mais ou menos, e construção da ponte sobre o rio Paraty (Parateí) denominado “Figueira”, na mesma estrada, tudo de conformidade com o orçamento organizado pela Diretoria de Obras Públicas do Estado, pelo preço de RS 5.000$000 (cinco contos de réis). E para execução de tais serviços oferece as garantias que forem necessárias. Jacareí, 8 de abril de 1917 a) Benedicto MPR. Vem acompanhado de recibo da Tesouraria Municipal de 600$000 (seiscentos mil reis). As comissões da Câmara dão o parecer número 7, contrário, por ter verificado não ser possível uma vez que está em concorrência.

10 – 2000 – Inicia-se hoje no MAV (Museu de Antropologia) a exposição Jacareí 348. Brasil 500) A exposição mostra a aventura do descobrimento do Brasil e a história de Jacareí.

11-1769 – O Capitão-general D. Luís Antônio de Sousa Botelho e Mourão (Morgado de Mateus), oficia ao Capitão-mor de Jacareí, Manoel Lopes Viana, sobre o alistamento de homens para a constituição de bandeira, determinando medidas enérgicas a serem aplicadas a parentes dos faltosos.

MAIs LIDAS