A CIDADE NO TEMPO

Benedicto Sergio Lencioni

NOVEMBRO 2022

1º – novembro –1885 O presidente da Câmara Lucio de Toledo Malta atesta que o Dr. José Pereira da Silva Ramos, esteve no exercício do cargo de Juiz Municipal e de Órfãos, de 1º a 25 e de 29 a 31 do mês de outubro.

2 – 1889 – Em sessão ordinária presidida por Oliveira Preto é lida a Circular do Exmo. Presidente da Província sobre cemitério e sepultura. A Câmara se inteirou e tirou cópia remetendo ao administrador do Cemitério.

3 – 1907 – Estreia a peça “Mudança à Meia Noite”, pela troupe dirigida pelo “conhecido e popular Brandão”.

4 – 1912 – A Câmara aprova em terceira discussão a proposta do Major José Bonifácio de Mattos para novação do contrato para fornecimento de luz e força.

5 – 1805 – Em ofício desta data, o Governador da Capitania autoriza o comandante da Vila de Jacareí a iniciar as obras da Igreja Matriz.

6 – 1867 – O vereador Azevedo indicou que a Câmara mande consertar a ponte do aterrado do Avarehy.

7 – 1945 – Às 17:30 horas, viajando pelo Cruzeiro do Sul (EFCB), o Embaixador Dr. José Carlos de Macedo Soares, Interventor Federal no estado, passa por Jacareí e é recebido na Estação férrea por autoridades, alunos e recebe uma corbeile de flores da senhorita Maria de Lourdes Caldas. Seguem para São Paulo para assistir a posse do Embaixador como Interventor Federal no Estado de São Paulo, os senhores: Dr. José Rubens de Macedo Soares, Dr. Armando de Azevedo, o Comendador Manoel Máximo e Maércio Mendonça.

8 –1899 – Diz a “Cidade de Jacareí” que o revmo. Padre Bovi, vigário da Paróquia, pretende reformar radicalmente a Igreja Matriz, tornando-a um monumento digno de admiração.

9 – 1941 – É comemorado o “Dia da Raça” com grande concentração de estudantes da Escola Profissional e Ginásio local, de Cruzeiro, São José, Guaratinguetá, Pinda, Taubaté, Caçapava, Santa Branca e Mogi das Cruzes. Bandas e Clarins e tambores de todas as Escolas Superiores do Vale do Paraíba e Bandas Militares vindas de Lorena, Taubaté e Caçapava e as corporações locais: Margarida Galvão, Operários e Coronel Carlos Porto.

Em Novembro será lançado o livro UM LUGAR NO TEMPO – volume 2 que trata do Centro Histórico de Jacareí – Largos da Matriz, do Pelourinho, da Quitanda, da Cadeia e da Forca. O evento será na sede da Academia Jacarehyense de Letras, Rua José Bonifácio (atrás da Matriz).  

UM LUGAR NO TEMPO – volume 2

O CENTRO HISTÓRICO DE JACAREÍ

Os Largos DA MATRIZ, da CADEIA, da FORCA, da QUITANDA, do PELOURINHO

                                       A CIDADE NO TEMPO           

Benedicto Sergio Lencioni

       NOVEMBRO (2022)

10 – 1884 – Relatório do Fiscal do dia 10 de novembro de 1884. Impostos entregues ao Procurador

Sobre cabeças de porcos ………………… 18.500

Idem de fumo do Mercado ………………   4.200

Idem de animais no rocio que foram apreendidos .. 54.000

Engenho de Inocêncio Leonel …………….10.000

Soma ………………………86.000

Despesas com os camaradas para apreender os animais, pago pelo Procurador………………………..6.000

Jacarehy, 10 de novembro de 1884. O Fiscal Francisco Leme dos Santos.

12 – 1870 – A Câmara deliberou que o Fiscal mande limpar as valas do Avareí com machado e  pá. – A Câmara incumbiu o Sr. Abreu para o conserto das guardas da ponte do Paraíba. Fica igualmente autorizado o Fiscal mandar consertar a ponte do Cassununga e do Avareí. – O vereador Oliveira Preto indicou que a Câmara ordene ao Fiscal que haja de dar providências sobre a reta do alinhamento da rua travessa do Cassununga. A Câmara aprovou.

13 – 1868 -Nicolau Mercadante funda a sua casa comercial (loja de fazendas, armarinho, modas, roupas feitas, chapéus, calçados, objetos de fantasia etc.

14 – 1904 – Colégio Nogueira da Gama – Internato e Externato primária e secundária para sexo masculino em Jacarehy, Dirigido pelo dr. Lamartine Delamare, fundador do antigo Colégio Delamare.

Corpo Docente: Dr. Padre João de Barros, Dr. Antonio Candido Vieira, Major Silva Lima, vice-diretor, Dr. Tito Cabara, Francisco Antunes da Costa, Padre – mestre Luiz A. Siciuna, Francisco de Assis Velloso, Basílio de Magalhães, Heitor Galvão, Maximiniano de Escobar, Engenheiro Henrique Dina (preparador), Dr. Lamartine Delamare, João do Prado Pedroso, Virgilino Cortez, Elvira Cardoso, Dr. Candido Cardoso. Inspetores: A.A. Esterico, Abel de NaxarethJacarehy,Novembro de 1904 – O Secretário, F. Antunes da Costa

15/novembro – 1917 – Em comemoração à data, a corporação “Cel. Carlos Porto” faz retreta no coreto da Praça Frontin, tocando hinos de todas as nações aliadas. O batalhão de escoteiros faz passeata pelas ruas da cidade sob o comando do 2º sargento Affonso D. de Oliveira. A noite o Prof. João Camillo de Siqueira realiza conferência cívica.

16/novembro de 1911, sob a presidência do Juiz de Direito da Comarca, foi feita a comissão de revisão eleitoral do município tratando da divisão do município em seções eleitorais. O município foi dividido em 7 seções eleitorais, devendo funcionar todas no edifício do Grupo Escolar “Cel. Carlos Porto”.

17/novembro 1917 – Na sessão extraordinária presidida por Raul Lopes Chaves o vereador e prefeito Pompilio Mercadante pede a palavra e “faz ver aos seus colegas a necessidade de se proceder a modificação no Departamento da Instrução Pública do Município e pede que a Câmara lembre os melhores alvitres a se tomar a respeito. Manifestaram-se sobre o assunto vários senhores vereadores, ficando combinado e determinado que se oficiasse ao Exmo. Sr. Dr. Secretário do Interior propondo as seguintes medidas: 1) Provimento da Escola Mista do Bairro Varadouro. 2) Transformação mista das escolas: feminina do Bairro do Campo Grande e masculina do Bairro do Itapeva. 3) Desdobramento em masculinas e femininas das escolas mistas dos bairros do Bom Jesus e Colônia Boa Vista.4) Supressão das escolas masculinas dos bairros do Campo Grande, Rio Abaixo e Jardim. 5) Provimento das escolas masculinas dos bairros do Varadouro, Paratei, Jaguari, Mato Dentro e Lambari, sendo para esse fim aproveitados os professores que ficarem disponíveis em virtude das supressões acima.

18 – 1948 – É inaugurada às 10 horas a agência do Banco Moreira Salles S.A. na Praça Conde frontin, 19. O Pe. Benedito Rodrigues Cunha realizou a bênção das repartições.

19 – 1962 – Por iniciativa do vereador José Cristóvão Arouca é dado o título de Cidadão Jacareiense a Carlos Alberto de Carvalho Pinto.

20 – 1962 – É expedido edital pelo oficial do Cartório de Registro de Imóveis, acerca da inscrição do loteamento denominado “Jardim das Indústrias”.

21 –  1981 – (11:30 horas) – É inaugurado a EEPG “Professora Olívia do Amaral Santos Canettieri”, no Distrito do Meia Lua, com a presença do Governador em exercício Dr. José Maria Marin e do prefeito Benedicto Sergio Lencioni.

MAIs LIDAS