
Uma casa dentro de um parque, é assim que a exposição “Habitar” ocupa o Parque Vicentina Aranha até o dia 30 de outubro. Trata-se de uma instalação de aproximadamente 50 metros quadrados com obras da artista visual guatemalteca Francela Carrera, residente no Brasil. A mostra reúne também produções audiovisuais de artistas do Brasil e da América Central e propõe reflexões sobre memória, identidade, pertencimento e território. A exposição tem financiamento do Fundo Municipal de Cultura e visitação gratuita.
Instalada no Pavilhão Salão Verde, a obra não reproduz uma casa convencional. Sem portas e janelas tradicionais, a estrutura é formada por paredes recortadas e planos que sugerem ambientes, criando uma arquitetura aberta que pode ser atravessada e experimentada pelo público. Fios, tecidos, bordados, objetos, imagens, sons e vídeos compõem os diferentes espaços da instalação.
Em vez de estabelecer um percurso único, a obra permite que cada visitante construa seu próprio caminho e estabeleça relações com suas experiências de casa, memória, família e pertencimento. A curadoria é de Pitiu Bomfin e a produção, de Paulo H. Rosa.
No dia 23 de outubro, às 18h, a programação audiovisual terá um bate-papo sobre os processos de criação e produção dos vídeos apresentados na mostra, com participação de Francela Carrera e Pitiu Bomfin.
A programação de “HABITAR” inclui oficinas abertas ao público com Isabella Siqueira, Cláu Epiphanio e Giovana Polastrini. As atividades propõem experiências práticas relacionadas a diferentes linguagens das artes visuais, incluindo bordado e renda em papel. As obras produzidas pelos participantes irão compor o espaço expositivo da instalação.
Também serão realizadas visitas mediadas para a Sociedade Holística Humanitária, com transporte previsto para os participantes, além de visitas guiadas abertas ao público com acompanhamento de intérprete de Libras.
A acessibilidade integra a concepção da exposição, que reúne recursos visuais, sonoros e táteis desenvolvidos com assessoria da LD Conteúdos.
Razão Social: Cult B Cultura com Tecnologia
CNPJ: 487172740001-22
Cult_B – diretor: Gustavo Valezi
Semanário- diretora: Inez Valezi
Contatos:
semanariojacarei@hotmail.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?