O Alerta dos Ventos

O tornado que destruiu 90% da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná,  O Alerta dos Ventos no início da COP 30, foi um triste recado aos líderes políticos e autoridades ambientais de todo o mundo reunidos no evento, em Belém do Pará: não se pode mais adiar o cumprimento do Acordo de Paris, que estabeleceu o compromisso de limitar a 1,5 grau Celsius o aumento da temperatura global em relação ao período pré-industrial. Governos e o setor privado têm responsabilidades nessa jornada.

A indústria paulista está comprometida com esse movimento global. O Ciesp, por meio de seu Departamento de Desenvolvimento Sustentável, orienta sobre as normas e exigências da legislação ambiental, além de promover workshops e parcerias com instituições acadêmicas e organizações especializadas. Temos difundido, ainda, a pauta ESG, decisiva para o meio ambiente.

Ademais, por meio de suas 38 diretorias regionais e quatro distritais, o Ciesp apoia a Jornada de Descarbonização, iniciativa da Fiesp, do Senai-SP e do Sebrae-SP para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O programa é gratuito para empresas com faturamento anual bruto de até R$ 8 milhões. Em sua grande rede, nossa entidade também dissemina a mensagem da sustentabilidade e a defende nos fóruns nacionais e internacionais dos quais participa e perante o poder público.

Trabalhamos, ainda, pela adoção de políticas públicas que incentivem o fomento e a modernização da indústria. Nesse sentido, o Ciesp e a Fiesp tiveram forte participação, por exemplo, no desenvolvimento de programas federais como a Nova Indústria Brasil (NIB) e Depreciação Acelerada, que contribuem para renovar a base produtiva nacional e impulsionar investimentos sustentáveis.

Que os participantes da COP 30, inspirados pela exuberante natureza amazônica que os acolhe, saiam do evento com a firme disposição de fazer cumprir de modo integral o Acordo de Paris. Este tratado completa dez anos em 2025, desde sua assinatura na COP 21, na capital francesa. Agora, o planeta não pode esperar nem 10 dias… 

Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

MAIs LIDAS