Robert Putnam, autor do livro Comunidade e Democracia, apresentou em seus estudos sobre a Itália, uma série de ações políticas que trouxeram resultados significativos para as regiões. Dentre elas, destacam-se: a eleição de políticos mais pragmáticos, focados nas entregas de seus mandatos e que evitam alimentar a polarização político-partidária; a proximidade com as necessidades da população; e maior colaboração entre seus pares na construção de pontes – o que representa a verdadeira política.
Uma política efetiva para o município de Jacareí, ou qualquer outra localidade neste país, surge de ações coordenadas que contribuem para um legado duradouro e não o contrário. E isso vai acontecer quando a população não apenas se sentir parte desse processo, mas percebê-lo, estar presente, viver os resultados.
Dentre os muitos fatores a serem considerados, alguns atingem a realidade local, como a capacitação e o empoderamento do funcionário de carreira, que conhece os dados, se aproxima da realidade mais que qualquer político eleito e detém o conhecimento das regiões. Esse funcionário precisa de recurso para atuar e apoio político e técnico até mesmo em situações impopulares. Um exemplo simples é a fiscalização que fecha estabelecimentos por irregularidades sanitárias: em muitos municípios, os gestores eleitos relutam em se indispor com a população, mesmo quando a medida é necessária.
É essencial enfrentar os desafios da gestão urbana, desde a coleta de lixo e a varrição até as condições dos estabelecimentos comerciais e o cumprimento das obras públicas. Em Goiânia, por exemplo, é Lei que obras atrasadas exibam placas explicando os motivos do atraso.
Não apenas os funcionários públicos de carreira, mas os secretários designados pelo Prefeito e seus assessores precisam ter o domínio sobre o território municipal. É preciso andar pelas ruas, conhecer a área urbana e a área rural, ver de perto o problema e olhar nos olhos da população. Tudo isso não deve ser feito para postar no Instagram — a população já percebeu essa estratégia de campanha permanente. O desafio é estar na memória da população e na proximidade com ela.
O que está ao alcance do Paço Municipal? Um país cujos entes federativos são autônomos, existem ações em que não há impeditivo porque o Governo do Estado ou o Governo Federal deixou de atuar. Da mesma maneira, na gestão, não deve existir orgulho partidário e o prefeito precisa vestir seu terno e buscar recursos em outros entes.
A manutenção da cidade/do município é fator fundamental. É preciso questionar: o jacareiense está satisfeito com o que vê diariamente com suas ruas, calçadas, pinturas dos prédios públicos, coleta de lixo, manutenção dos equipamentos urbanos, cuidado com as praças e parques e pinturas de meio-fio? Como está a fila de atendimento nas UBS’s? Na UPA Dr. Thelmo? Nas escolas? Existe correlação entre os resultados apresentado pelos gestores públicos e o que sente e vive o munícipe?
Recuperar a autoestima do morador sobre o lugar que vive é fator fundamental para essa população acreditar na coisa pública. Formação escolar, movimentos sociais e partidos têm responsabilidade na mobilização das pessoas, mas os governos eleitos precisam atuar e isso ocorre quando há informação, aproximação e resultados visíveis – além da coragem em prestar os ouvidos para as vozes insatisfeitas. Que tal construir indicadores de desempenho institucional?
O espírito público fortalece uma comunidade mais cívica com uma participação mais horizontal e líderes políticos flexíveis, sem exageros de continência, discurso de patriotismo como um puro suco de ideologia ou rixas moralistas. A função de um eleito não é em realizar favores aos seus eleitores, mas de cumprir um plano claro e transparente. A cidade precisa ser espaço de colaboração, não de disputas vazias.
Gustavo Montoia é geógrafo e doutor em Planejamento Urbano e Regional pela UNIVAP. É docente dos Colégios Univap e da EE Francisco Feliciano F. da Silva (Verdinho) e pesquisador-colaborador do Laboratório de Estudos das Cidades da Universidade do Vale do Paraíba. @semanariojornal
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?