A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, em parceria com o Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos (GAMT), está ampliando as oportunidades de capacitação e empregabilidade para jovens em São José dos Campos. A iniciativa visa oferecer formação profissional e preparar adolescentes e jovens entre 16 e 21 anos para o mercado de trabalho, com foco na inclusão produtiva e na geração de oportunidades.
A Suzano tem um forte compromisso com o desenvolvimento social nas regiões onde atua, estabelecendo metas ambiciosas para reduzir a desigualdade no Brasil. Até 2030, a empresa pretende ajudar a retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza, promovendo inclusão produtiva, ampliando o acesso à educação e facilitando a entrada no mercado de trabalho. Desde 2020, mais de 97 mil pessoas já foram retiradas da linha da pobreza por meio das iniciativas da Suzano, sendo 45.459 apenas em 2024, conforme dados do Relatório de Sustentabilidade, disponível em www.suzano.com.br/relatorio2024. Nesse cenário, a qualificação profissional dos(as) jovens é um pilar fundamental.
Com 50 anos de trajetória, o GAMT é uma organização social com sede em Caçapava (SP) dedicada a formar e conectar jovens ao mercado de trabalho. Em 2024, a entidade deu início a um plano de expansão territorial iniciando pelo município de São José dos Campos, estabelecendo parcerias estratégicas que ampliam seu impacto social. Como parte dessa expansão, foi firmada uma colaboração com o Centro da Juventude de São José dos Campos, que disponibiliza infraestrutura e equipamentos, como projetor, computador e internet, para a realização das capacitações.
Atualmente, estão abertas 300 vagas para o Programa de Formação, que capacita os(as) participantes no desenvolvimento de competências socioemocionais e comportamentais para o mercado de trabalho. Ao concluírem a formação, os(as) jovens poderão ingressar no Programa Jovens Talentos da instituição e concorrerão a vagas de aprendizagem em empresas parceiras do GAMT. Para 2025, a previsão é disponibilizar 60 oportunidades de contratos de aprendizagem.
O GAMT participa do Programa Conexão Juventude, promovido pelo Centro da Juventude, com o objetivo de divulgar vagas de emprego e cadastrar jovens interessados(as) em oportunidades de formação e inserção no mercado de trabalho. Durante o evento, a equipe do GAMT estará presente realizando atendimentos e orientações. As ações acontecerão nas seguintes datas e locais:
Empresa Jornalística e Cultural Semanário de Jacarei Ltda.
CNPJ: 20.128.966/0001-16
Diretora geral: Inez Valezi
Idealização/desenho: Inez Valezi
Design/produção: Matutar.com
Tel: 12- 98125.9297
Todos os direitos reservados.
Este é o WhatsApp do Semanário de Jacareí e Região, em que podemos ajudar?