Carta da semana: A BORBOLETA

“Por que você permanece na prisão quando a porta está completamente aberta?”

A borboleta está completamente pronta para sair do casulo. Mas ela permanece ali, quietinha, enclausurada… Ela tem medo de sair, cair e se machucar nas espadas que apontam para ela. Oh, pequena borboleta, quando você vai perceber que não precisa mais se preocupar com isso? Suas asas já estão completamente formadas e você já pode voar alto…

“Por que você permanece na prisão quando a porta está completamente aberta?” – a famosa pergunta de Rumi é a mesma que a nossa carta da semana, o 8 de Espadas, nos faz… Esta é uma carta que nos fala sobre quando nos sentimos sufocados em prisões que, muitas vezes, nós mesmos nos colocamos…

E de forma bem direta (porque as cartas do naipe de Espadas dão puxões de orelha mesmo), o 8 de Espadas diz: você vai querer ser essa borboleta presa no medo das opiniões alheias para sempre? Ou vai criar coragem para ser livre e buscar sua felicidade?

A imagem ilustrada na carta é uma forma simbólica de mostrar como estamos fadados a nos sentirmos quando passamos uma vida toda colocando “o que os outros vão pensar” em cima do que realmente desejamos ser e fazer neste mundo.

E não adianta culpar os outros pelas expectativas que eles depositaram em você… Você que decidiu tomá-las para si. Mas também não precisa se culpar: você agora despertou e é isso que importa!

Abra suas asas e voe, borboleta!

Liberte-se de tudo aquilo que te impede de ser você. O colorido das suas asas não combina com um mundo preto e branco. É tempo de voar rumo à sua felicidade!

Na rotina prática do dia a dia, evite se colocar em situações “sufocantes”:

Não se comprometa com mais coisas do que é saudável se comprometer, a sobrecarga constante também se torna uma grande prisão;

Não se sinta na obrigação ou proibição de fazer coisas por pressão social ou estética;

Não ache que vai ser chato dizer “não” aos outros quando necessário;

Não se force a fazer coisas a contragosto, respeite mais o seu próprio tempo e momento.

Mais uma vez, abra suas asas e seja livre, borboleta!


Rita de Cássia Camazano
 é taróloga há 38 anos, professora e pesquisadora esotérica, mestre em Tarô, professora de anjos e especialista em Runas. Instagram: @ritacamazano62

Foto: a carta do The Wild Unknown Tarot.

MAIs LIDAS