Dia Internacional do Livro Infantil: 7 livros para crianças que estão aprendendo a ler

O escritor dinamarquês Hans Christian Andersen foi o primeiro a criar histórias especialmente para o público infantil. Por isso, o autor recebe, no dia de seu aniversário, 2 de abril, também a homenagem do Dia Internacional do Livro Infantil. A data foi criada em 1967, pela International Board on Books for Young People – IBBY, que também realiza o mais importante prêmio da categoria com o nome do autor.

Títulos como “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia” são apenas alguns sucessos que compõem a obra de mais de 150 histórias escritas até 1875, quando faleceu. Destinadas às crianças, seus contos buscavam trazer aprendizados e lições valiosas para esse público que antes era esquecido pela literatura. Desde então, muitos autores também se dedicam à literatura infanto-juvenil. 

 Diversas pesquisas já comprovaram que ler desenvolve a atenção, a capacidade de concentração, incrementa o vocabulário, melhora a memória e o raciocínio. Esses são alguns dos benefícios que justificam a importância de incentivar o hábito desde a infância. 

Para que o primeiro contato com a leitura aconteça da melhor forma, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro é selecionar títulos apropriados, o que fará a diferença para que a criança compreenda a narrativa e se envolva com a história. Escolher livros indicados para a faixa etária também irá ajudar no processo de alfabetização.

Sugestões: 1. O menino que aprendeu a ver, Ruth Rocha; 2.Coleção “Os Pingos”, de Mary França; 3. O batalhão das letras, de Mario Quintana; 4. Uma letra puxa a outra, de José Paulo Paes; 5. Coleção Estrelinhas, de Sonia Junqueira; 6. O livro da gratidão, de Todd Parr; 7. O caso do bolinho, de Tatiana Belinki

MAIs LIDAS