Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos de Jacareí convida população para exposição “O Abolicionista”

A abertura da exposição aconteceu no 1° Fórum Regional de Diretos Humanos de Jacareí, realizado no início de dezembro

A exposição visual “O Abolicionista”, baseada no livro de 1980 “Abolicionismo”, de Antônio Gomes de Azevedo Sampaio, ficará aberta até o final de dezembro, no Complexo Educacional Paulo Freire (Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595, Jardim Marcondes). Os trabalhos são da artista Janaina Vieira, que também é colagista, fotógrafa e formada em design.

 “A exposição ‘O Abolicionista’ nasceu do projeto que estamos trabalhando, que será a 3º edição do livro ‘O Abolicionismo’, de Azevedo Sampaio. O projeto nos proporcionou o reconhecimento de uma artista de Jacareí e, também propõe, enquanto Poder Público Municipal, duas ações afirmativas: trazer a representatividade e a valorização dos heróis negros. Temos, com essa política, o objetivo de diminuir as desigualdades históricas vivenciadas por grupos sociais, como as populações negras no Brasil”, destaca a subsecretária.

A exposição apresenta obras que trazem personalidades históricas das esferas locais e mundiais, que representam o movimento negro. A artista é reconhecida por seu trabalho artístico visual, desenvolvendo diversas técnicas em design, colagens analógicas e digitais, bem como experimentações estéticas apreciadas em oficinas e workshops de colagens, intervenções e residências artísticas.

Autodeclarada mulher preta, nordestina e periférica, traz para a exposição um pertencimento racial e representatividade que a aproxima da valorização da cultura afro brasileira. Jana, como é conhecida, já expôs na região do Vale do Paraíba e em São Paulo, com destaque para a Expo “Carolina Maria de Jesus: um Brasil para brasileiros”, no Instituto Moreira Sales/SP, em 2021, levando o nome da cidade de Jacareí para o cenário cultural nacional.

MAIs LIDAS