A Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, lançou, na quarta-feira (3), o aplicativo ‘Botão de Pânico’ para atender mulheres vítimas de violência doméstica no município. Pelo celular, mulheres poderão acionar a GCM, que imediatamente enviará uma viatura para o endereço onde está localizado o aparelho

O aplicativo é mais um importante reforço no combate à violência contra as mulheres em Jacareí, proporcionando agilidade no atendimento das vítimas em casos de emergência. A ferramenta é destinada para mulheres que possuem Medida Protetiva no âmbito da Lei Maria da Penha.

“O ‘Botão de Pânico’ é um instrumento que irá ajudar muito na proteção das mulheres. Esse aplicativo vai garantir maior rapidez no atendimento, fazendo com que a vítima não perca tempo tentando fazer uma ligação. Em uma situação de perigo, cada fração de segundo é importante para evitar que o pior aconteça”, explica o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Edilson Guedes.

Botão de Pânico

Quando importunada, basta a mulher dar um click em seu celular que a central de atendimento da Guarda Civil Municipal será avisada e prestará apoio imediatamente, enviando a viatura mais próxima da localização onde a vítima se encontra. Os guardas também recebem, instantaneamente, todas as informações da vítima e do agressor. Após o primeiro atendimento à assistida, a equipe da Patrulha Maria da Penha assume a ocorrência em conjunto, prestando todo o apoio necessário.

Atualmente, Jacareí tem 45 mulheres assistidas pela equipe da Patrulha Maria da Penha. Todas podem optar por receber apoio da GCM com rondas diárias pelos pontos de segurança, como casa, trabalho, entre outros.

Como Solicitar

As mulheres interessadas devem passar pelo atendimento do Programa Família Segura, localizado na Av. Major Acácio Ferreira, 432, Centro. Lá, receberão todas as instruções para ter acesso ao aplicativo do ‘Botão do Pânico’. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Toda mulher que se sentir em situação de perigo pode acionar a escolta da GCM voltada, especificamente, para a violência doméstica, também pelo telefone 153, 24 horas.

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