10ª Conferência Municipal de Saúde debate garantia de direitos e defesa do SUS, em Jacareí

‘10ª Conferência Municipal de Saúde’ debate garantia de direitos e defesa do SUS, em Jacareí

A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Jacareí, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de março, em referência aos 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde, teve como tema central: ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia’.

O evento, pela Secretaria de Saúde e do Comus (Conselho Municipal de Saúde), contou com a presença de mais de 500 pessoas ao longo dos três dias. A programação contemplou debates e palestras de importantes nomes da área da Saúde no país.

A abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Jacareí foi realizada na noite de segunda (20), na Câmara Municipal. O palestrante principal do evento foi o médico sanitarista Gonzalo Vecina, que abordou a importância de realizar encontros como estes, a relevância do debate, troca de conhecimento, entre outros.

Os outros dois dias da ‘10ª Conferência Municipal de Saúde’ foram de debates no Complexo Educacional Paulo Freire, com a presença dos delegados eleitos. As discussões foram norteadas por quatro eixos temáticos:

  • O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
  • O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
  • Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
  • Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

“A Conferência foi um grande sucesso. Três dias de muito aprendizado, debates e trocas de ideias, com a participação de 130 delegados, entre gestores e prestadores de serviços de saúde; trabalhadores e usuários do SUS. Os temas abordados orientarão as diretrizes para elaboração do plano municipal de saúde e as ações prioritárias no município”, ressaltou Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

MAIs LIDAS