Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Um jasmineiro e as constelações – Ponto e Vírgula

Quem já viu um jardim durante a chuva sabe o que digo: chuva é diferente de água, sim senhor (a). Uma coisa é um regador, uma borracha que esparge a água sobre as plantas; outra é a chuva chovendo sobre as folhas, as gotas de água, uma a uma, batendo nelas, alegres folhas. Uma gota de água sobre o verde-esmeralda faz tremer o pequeno galho e as plantas quase dançam ao vento.

Ah, mas sobre o que falo eu que planejei abrir esta página em branco no computador e escrever sobre a vida, redizer que tudo é por um triz, passageiro, transitório?

A vida é por um triz, descubro espantada; nada muda isso, tudo transborda em hora certa e nada faz-se cinza ou morre por acaso.

Há prazos para cumprir.

Há dias exatos para que moremos no equilíbrio frágil de um ovo (e sua casca frágil) sobre o côncavo de uma pequena colher. A corrida da vida.

Há dias de grandes lágrimas, dias de solidão durante os quais a alma dói; mas há dias luminosos, de céu azul-porcelana, de pequenos perfumes que reconhecemos: o do filho adolescente, o do filho adulto, o do marido que sai para o trabalho. Há, sim, dias azuis.

E, no entanto, tudo por um triz, o instante-já em que todas as coisas podem acontecer, a não ser que a mão de Deus nos socorra, nos coloque a salvo, nos afague. Tudo é por um triz, redescubro. A vida por um triz, sopro tão leve.

Sobre as folhas, cai a água mansamente, leve como um carinho.

Está quase anoitecendo e tudo é silêncio.

No jardinzinho, o perfume do jasmim que invade a biblioteca. Não acendo a luz, fico sentindo, pensando no amor de Deus. Pensando em quanto somos loucos e em quanto Deus é mágico porque sabe fazer uma constelação, tantos planetas e estrelas, mas faz também este pequenino jasmineiro português que, embora plantado em um vaso, sabe o caminho das flores mais bonitas.

Uma coisa – digo batendo na perna com um estrondo -, uma coisa é um jasmineiro e a outra é o Universo, bilhões de constelações e planetas e satélites e etc. Galáxias, buracos negros e luas e sóis. Mas se não houver um jasmineirozinho para este perfume, de que vale a vida, de que vale tudo?

E respostas nem sempre há.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: