Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Setembro Amarelo: campanha incentiva discussão sobre prevenção ao suicídio e a importância do tratamento de saúde mental

O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha mundial, que acontece todos os anos, com o objetivo de promover a prevenção ao suicídio. Este ano, o tema que norteia os trabalhos é: “Entender para Acolher”. A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, está com uma programação interna, destinada aos servidores, que incentiva a discussão sobre o assunto e a importância do tratamento da saúde mental.

O “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio” é celebrado no dia 10 de setembro, mas a campanha acontece durante todo o ano, por meio das políticas públicas de saúde adotas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Em Jacareí, a porta de entrada para qualquer pessoa que precise de atendimento psicossocial são as Unidades Básicas de Saúde. Cada caso é analisado separadamente e, de acordo com a necessidade, o paciente é encaminhado para tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Em alguns casos, esse pedido de ajuda é feito por um familiar, que percebe comportamentos estranhos. Geralmente, a pessoa procura ajuda em uma UBS ou diretamente no CAPS. Mas, no caso de jovens, muitas vezes o pedido é feito para um professor na escola, por exemplo”, explica o Dr. André Resende Mancilha, psiquiatra do CAPS, em Jacareí.

No CAPS, o paciente conta com uma rede de profissionais do SUS, que acompanha o tratamento da saúde mental, composta por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros.

O tratamento envolve toda a equipe do CAPS, respeitando as particularidades de cada paciente. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Aproximadamente 60% das pessoas que morreram por suicídio nunca se consultaram com um profissional de saúde mental ao longo da vida. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: