Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Secretaria de Saúde promove ‘1ª Conferência Municipal de Saúde Mental’ de Jacareí

A Secretaria de Saúde, realizará a ‘1ª Conferência Municipal de Saúde Mental’ do município, no dia 30 de março das 8h às 17h. O evento será totalmente online e seguirá as diretrizes do Conselho Nacional de Saúde, com o tema ‘A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’.

A conferência tem como objetivo impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), além de aprofundar o debate sobre a reforma psiquiátrica e os cuidados em saúde mental no município, fortalecendo a base territorial, comunitária e familiar.

Seguindo as regras propostas pelo Conselho Nacional de Saúde, a conferência contará exclusivamente com a presença, online, dos conselheiros do Comus (Conselho Municipal de Saúde), que são os chamados delegados natos, e também pelo grupo dos delegados com direito a voz, que será formado por representantes da Secretaria de Saúde (25%), por trabalhadores da área da Saúde (25%) e por usuários de serviços relacionados à saúde mental no município (30%).

Os participantes do evento serão divididos, dentro da plataforma online, em quatro grupos, em que irão debater sobre diferentes assuntos ligados ao tema da conferência. Estes grupos deverão elaborar cinco propostas de melhorias, que serão apresentadas e votadas por todos os participantes na plenária final do evento.

As propostas aprovadas serão devidamente encaminhadas para a Conferência Macrorregional, quando serão analisadas juntamente com as de outras cidades da região. Posteriormente, as propostas debatidas nesta conferência serão encaminhadas para as conferências Estadual e Nacional, respectivamente.

Os trabalhadores da área da Saúde que atuam no município, tanto na rede pública quanto na rede particular, poderão participar de um encontro preparatório para definição dos delegados que participarão da conferência, que acontecerá no dia 22 de marçodas 9h às 12h. A Secretaria de Saúde irá proporcionar o ambiente online, para que os trabalhadores se organizem e definam, entre si, os 32 representantes que participarão da conferência. Já os usuários de serviços relacionados à saúde mental no município, da rede pública e privada, poderão se inscrever para participar da conferência exclusivamente no dia23 de março, em qualquer Unidade de Básica deSaúdedo município e nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), das 8h às 17h. É preciso comparecer pessoalmente ao local com um documento de identificação com foto. Ao todo, serão 64 representantes desta categoria no evento.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: