Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Os empreendedores precisaram engatar a 5ª marcha

*Texto de Flávia Valentim

A tecnologia acelerou o mundo, as empresas e as pessoas. Os empreendedores precisaram engatar a quinta marcha para acompanhar a velocidade das mudanças que torna a procura das empresas por estabilidade e segurança um desafio maior.

As redes sociais e o Google e, mais recentemente, o WhatsApp, por exemplo, estão revolucionando os mercados do jornalismo e da publicidade. No universo do varejo, lojas virtuais causam impactos profundos nos hábitos dos consumidores e força os empreendedores a buscarem conhecimento para não serem atropelados pela avalanche de possibilidades de administração empresarial existentes no século atual.

De acordo com a diretora da Vínculo Consultoria de MKT Digital, Flávia Valentim, as próprias startups estão aí para provar tudo isso que estamos dizendo, novos modelos de gerir negócios inovadores onde se concentram soluções disruptivas, daquelas que quando surgem nos fazem perguntar “como eu nunca pensei nisso antes?”.

Ela explica que as novidades como como inteligência artificial, machine learning, armazenamento em nuvem, big data e outras tecnologias devem transformar ainda mais a rotinas empresarial tanto no quesito venda direta, atendimento, pós venda, quanto nos departamentos internos como recursos humanos que agora se chama desenvolvimento pessoal, e todos os demais.

Segundo Rafael Oliveira de Souza, dono da empresa O Detalhista, empreendedor do segmento de lavagem, polimento e cristalização de veículos, o grande desafio é se manter atualizado. “No meu ramo eu comecei investindo no melhor maquinário de polimento e cristalização para carros e motos. Comprei produtos importados que não tinha na cidade e fiz cursos com um profissional referência no setor. Mas, em menos de 3 anos meu equipamento já está obsoleto”, afirmou.

Para Rafael se manter atualizado ele precisa fazer cursos de reciclagem todo ano e abastecer sua empresa com produtos novos sempre que sai um lançamento. Isso vale para os equipamentos também, que são primordiais no resultado final do trabalho.

O consultor de negócios Breno Marques afirma “é difícil prever cenários futuros, já que o mundo atual é complexo e como a tecnologia avança a galope, o melhor a fazer é manter as antenas ligadas para estar o mais perto possível dessa evolução”.

Consultoria em diversas áreas são excelentes estratégias para quem não domina todos os departamentos das empresas. Assessoria contábil, jurídica, agências de publicidade para dominar esse mercado voraz da internet e manter sua empresa conectada, entre outras poderão ajudar e muito.
Mas calma! Você administrador não precisa entrar em pânico por conta de toda essa aceleração. Relaxe!

O que os gestores e administradores precisam fazer é desenvolver algumas competências. Flexibilidade é uma das chaves para o sucesso, pois sendo flexível você conseguirá aceitar com mais facilidade as novidade e mudanças que o mundo moderno vai lhe impor. E para todo bom administrador, flexibilidade é item básico no currículo.

Flávia Valentim é publicitária, pós-graduada em marketing, mestre em desenvolvimento regional, ajuda empresas a potencializar sua reputação, autoridade, credibilidade e visibilidade, através de geração de conteúdo on-line / off-line, gestão de plataformas digitais, treinamentos in company, palestras, consultoria, entre outros
.
 

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: