Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Novo caso de falsa vacinação acontece em Jacareí

Pela segunda vez em uma semana um caso de falsa vacinação contra a Covid-19 foi denunciado em Jacareí. Um vídeo, gravado pelo motorista que conduzia um idoso a vacinação, mostra que a injeção foi inserida e retirada sem que o líquido fosse inserido no corpo da pessoa.

Confira o vídeo:

O vídeo foi gravado no Educamais Jacareí, no final da semana do dia 26/3. Na segunda-feira (29/3) a prefeitura publicou um comunicado informando sobre novas medidas de garantia da segurança das aplicações de vacina.

Entre outros pontos, a nota informa que será colocado um profissional da Administração Municipal ao lado de cada vacinador para conferir a observação de todo o protocolo de vacinação e esclarecer dúvidas.

Confira a nota:

Em razão dos dois episódios de conclusão incompleta do procedimento de vacinação, os quais, graças à colaboração dos munícipes, foram descobertos a tempo de corrigir no tocante aos dois cidadãos, mas que, neste último episódio, persistem 5 casos de vacinação não completada, a Administração Municipal tomou, e comunica, as seguintes providências:

Dúvida quanto à vacinação
Chamaremos os cidadãos que foram atendidos pela auxiliar de enfermagem em questão, na manhã de sábado (27), e faremos investigação (foto ou vídeo); apurando-se que não foram vacinados, o serão imediatamente;
Havendo dúvida quanto à vacinação, receberão uma nova dose em 15 dias e a segunda 21 dias após, garantindo-se a plena imunização.
Dupla Checagem no ato de vacinação
Ao lado de cada vacinador colocaremos um profissional da administração municipal para conferir a observação de todo o protocolo de vacinação e esclarecer as dúvidas do cidadão, deixando o vacinador concentrado exclusivamente no ato de vacinação.

Pessoal contratado temporariamente
Nesta segunda-feira (29) retomaremos a Campanha de Vacinação de segunda dose exclusivamente com profissionais da rede pública, sendo o pessoal contratado temporariamente submetido a novos treinamentos e revisão da contratação.

Protocolo de vacinação
O protocolo escrito com todos os passos da vacinação será divulgado amplamente para conhecimento de todos e acompanhamento dos cidadãos.
Será assegurado a todos o direito de estar acompanhado, fotografar e filmar o ato de vacinação, respeitando-se a identificação facial do profissional vacinador que assim o desejar.

Ato de retirada da vacina do recipiente
As vacinas devem ser guardadas em locais com climatização adequada, nos quais serão instaladas câmeras de monitoramento, e serão inspecionadas diariamente pela Vigilância à Saúde, garantindo-se que nenhum outro líquido esteja no referido ambiente.

Chamamento às Unidades de Saúde
Em razão da dificuldade de contratação de pessoal técnico para aplicação das vacinas nos postos de vacinação, iniciaremos uma campanha de adoção de postos ou turnos de vacinação pelas Unidades de Saúde do Município (Hospitais e Clínicas) que possam ceder pessoal técnico para, no horário de trabalho, se incorporarem à equipe da Secretaria de Saúde.

Apuração da responsabilidade
A Administração já rescindiu os contratos das envolvidas e colaborará com a Polícia Civil na apuração de todas as circunstâncias e representará ao Conselho Regional de Enfermagem – COREN para apuração da responsabilidade das profissionais envolvidas.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: