Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Notas do Turismo Paulista – 3/9/2020

ECOTURISMO, CONCEITO

O Ecoturismo no Brasil engatinhou nos anos 80 e foi reconhecido pela Embratur em 1994.

É um segmento que utiliza o patrimônio natural de modo sustentável, incentiva a sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista para o bem estar das populações.

Está provado que o segmento cresceu em todo o mundo pela descoberta, por parte dos profissionais, de muitos lugares exóticos e, quiçá, pela normal exaustão sofrida pelo turismo convencional.

No âmbito global, teve época em que o turismo convencional cresceu em média 8% ao ano, enquanto o Ecoturismo apontou o índice de 25%.

NO BRASIL

No Brasil, o Ecoturismo tem grande potencial, pois a biodiversidade brasileira, a imensidão da nossa costa litorânea, e os inúmeros ecossistemas preservados, com características singulares no contexto mundial, colocam o país como um dos maiores destinos para o turismo ecológico de todo o mundo.

Agora, com o crescimento dessa atividade, é preciso o envolvimento dos empresários com os preceitos fundamentais do Ecoturismo, somando-se os cuidados pós pandemia.

É preciso cuidar para a preservação de nossos recursos naturais e culturais e, principalmente, que essa atividade turística fique nas mãos responsáveis de respeitáveis profissionais do setor.

TRILHAS SUBAQUÁTICAS

Tanto para crianças e portadores de necessidades especiais ou curiosos, como até para mergulhadores avançados, eis uma opção diferente de passeio ecoturístico.

São as trilhas subaquáticas, ideais em época de verão.

Indicamos cinco trilhas com paradas em pontos de interpretação, sempre com acompanhamento por monitores.

Além do mais, são ensinadas técnicas de mergulho, o uso de equipamento e cuidados práticos para se evitar impactos ambientais.

Tudo isso está na programação normalmente oferecida pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta, a segunda maior ilha do litoral paulista.

O Parque está integrado na rede de Unidades de Conservação que é administrada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, através do Instituto Florestal.

Agora, o negócio é deixar estas notas em sua agenda para desfrutar daquele paraíso quando tivermos suplantado a pandemia.

PINDAMONHANGABA TUR

O ‘Tur’ é por nossa conta.

É para chamar a sua atenção para uma cidade de nome muito conhecido por todos, e para avisar que o turismo ali está chegando.

Há tempos, foram organizadas várias visitas monitoradas em tour cultural aproveitando o histórico da cidade, ou em visita às suas fazendas e até para um tal ‘projeto Cerâmica’.

Em pleno Vale do Paraíba, temos ali uma cidade interessante com seus prédios históricos, restaurantes, hotéis e um bom comércio.

Há um forte artesanato que agrada ao visitante.

Como agrada, também, a tranqüilidade do Parque Estadual das Águas Claras e do Bosque da Princesa. Conheça melhor Pindamonhangaba.

DEVAGAR, MAS SE VAI

Em nosso caso presente, parece estarmos dando nossos primeiros passos pós uma pandemia.

Todos nós com os devidos cuidados.

Até já se pensa em reiniciar os “eventos sentados”.

Alguns cinemas já se preparam para reabrir as suas portas.

Enfim, tudo o que venha a ser possível, repetimos, com o máximo e devidos cuidados.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: