Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Notas do Turismo Paulista – 20/8/2020

*Texto de Jarbas Favoretto

CULTURA EM EVIDÊNCIA

Interessante iniciativa presenciamos na cidade de Vargem Grande do Sul (SP), fruto do seu Departamento Cultural, qual seja um edital convocando a sua população para um ‘Cadastramento de Cultura’.

O objetivo é identificar e mapear Espaços Artísticos, e Culturais, Associações, Ong’s, Cooperativas, Instituições e demais Pessoas Físicas e Jurídicas que, de alguma forma, se especializaram em algum segmento de cultura naquela cidade.

Com isso será estabelecido um sistema integrado que possibilitará a geração de informações à sociedade, em todos os níveis culturais, criando um fiel retrato do setor cultural de Vargem Grande do Sul.

Providência como esta faz-se necessária em muitas cidades, onde as prefeituras nunca tiveram verba para a Cultura, para o Turismo e para o Meio Ambiente. Que seja imitada!

VARGEM GRANDE DO SUL

O povoado nasceu de um dos pontos de pousada dos Bandeirantes, quando a caminho das minas de Goiás. Entre eles Bartolomeu Bueno (o Anhanguera) e o seu filho Bartolomeu Bueno da Silva.

A fundação da cidade deu-se em 1874.

Junto à cidade está uma Barragem formadora de represa e, ao lado, o Bosque Municipal e um Zoológico.

A cidade é bem cuidada, abriga uma fábrica de um dos nossos melhores cafés e, também, a cidade é conhecida como a terra das batatas, tal é o volume desse produto.

As demais informações turísticas podem ser obtidas no prédio da Casa da Cultura de Vargem Grande do Sul.

Anote em sua agenda para visitar essa cidade após o presente momento de isolamento

MUSEUS NO VALE

O Vale do Paraíba é riquíssimo em história e, para bem conservá-la, inúmeros museus se espalham por todas as suas cidades retratando o passado importante.

Entre eles, destacamos alguns museus de São José dos Campos.

É o caso do Museu de Arte Sacra instalado na Capela N.S. Aparecida, na Travessa Chico Luiz, no Centro. O Museu possui um acervo composto por imagens, parâmetros, objetos litúrgicos, desde o século XVIII.

As peças foram confeccionadas por artistas e artesãos daquela região.

Dentro do Parque Roberto Burle Marx está o Museu do Folclore, com uma boa biblioteca com documentação em fotos, vídeos e gravações. Em 1999 foi inaugurado o Museu do Esporte, situado na Praça Afonso Pena.

Visite São José dos Campos em sua primeira oportunidade.

A BANANAL HISTÓRICA

Passear pelo centro de Bananal (SP) é fazer uma volta ao passado.

Você pode, por exemplo, visitar o Sobrado de Dona Laurinda (1811), uma belíssima construção com influência árabe em sua arquitetura. Ele foi tombado e, internamente, é um pequeno museu com peças raras.

Em Bananal está a ‘Estação Ecológica’ que é o Museu do Imigrante Italiano. Em todo município abundam rios e cachoeiras. Você encontra ali criação de trutas que poderá saborear.

Para incrementar o interesse dos visitantes, perto de vinte artesãs em crochê foram bem organizadas para esperar a sua visita.

Roteiro Caminho da Corte passa em Bananal (SP)

Bananal é uma bela cidade na antiga rota Rio-São Paulo e que, para nós, é uma das nossas “Cidades Históricas Paulistas”.

RIOS DE BERTIOGA

A bacia hidrográfica de Bertioga (SP) é uma das maiores do litoral paulista e está dividida em três rios principais: Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba.

Conta também com os rios Itatinga e Jaguareguava que deságuam no próprio Itapanhaú.

Os rios e suas grandes extensões de manguezais oferecem ótimos passeios para quem gosta de curtir a natureza ou a pesca amadora.

Rios de Bertioga (SP)

Visite e aproveite a agradável cidade praiana de Bertioga.

Texto de Jarbas Favoretto

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: