Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Notas do Turismo Paulista – 20/07/2020

Texto de Jarbas Favoretto

ITUPEVA
Uma cidade com apenas cinco décadas de vida própria e numa localização privilegiada, no km 72,5 da Rodovia dos Bandeirantes.
De clima agradável a cidade vem crescendo rapidamente, e no turismo desponta com parques temáticos importantes e prepara-se para organizar o seu Turismo Rural e o seu Ecoturismo.
Bons hotéis e bons restaurantes vão agradar os visitantes assim que a pandemia for retrocedendo. Deixe anotado em sua agenda uma visita ao município de Itupeva.

Lugares agradáveis em Itupeva.

O SEU TURISMO
Alguns sítios oferecem deliciosos cafés da manhã em ambientes tranquilos e com aquelas iguarias que são típicas da pureza de uma roça.
Há sítio com programação pedagógicas e que podem receber qualquer número de pessoas até o máximo de 40 por grupo, e com agendamento antecipado. Também tem sítio ideal para confraternização de empresas.
Outros atrativos são produtos artesanais como nova marca de cerveja, ou seus queijos especiais, adega, alambique e apiário.
A “cereja do bolo” de Itupeva é o parque aquático Wet’n Wild que se vê bem Na margem da Rodovia. Mais informações: (11) 4591-8519

POTIM
Potim é um município que está a menos de 2 km de Aparecida. O Rio Paraíba do Sul separa as duas cidades.
A Diretoria de Turismo de Potim realizou reuniões online com cinco diferentes oficinas, não parando de agir, portanto, em meio aos problemas com a pandemia.
Teve oficina para ‘Fotografia digital para celulares’; ‘Elaboração de projetos Proac’: ‘Voz, exercícios práticos’: ‘Criação e expressão em tempos excepcionais’: e, ‘Mídias sociais’.
O importante foi não ficar sem agir e aproveitando o isolamento forçado.

ARTE EM TABOA
Potim é considerada a “Terra do Artesanato” desde 2008, porém a tradição artesanal vem de décadas.
O artesanato em taboa além de sustentável, gera emprego e renda para mais de 20 famílias na cidade, as quais produzem produtos muito procurados por lojas de departamentos, por ser uma das preferidas para decoração do lar.
Para cada peça prevalece a originalidade do artesão, enquanto as técnicas de extrativismo são reconhecidas pelo governo do Estado de São Paulo através de participação no famoso “Revelando São Paulo”.
Quando você estiver em Potim não deixe de visitar a Casa do Artesão.

MOMENTO DE REFLEXÃO
O Turismo não vai fazer milagres da noite para o dia em lugar algum. Mas, com toda a certeza, como segmento econômico ele vai colaborar para o progresso das cidades que ao assunto se dedicarem.
Para isso, contudo, existem regras que devem ser seguidas a começar por um correto Conselho Municipal de Turismo composto pelos reais representantes dos setores, direta ou indiretamente envolvidos.
Em qualquer cidade sempre existe uma quantidade bem maior de pessoas corretas, honestas e competentes. É preciso que saibamos escolhê-las e prestigiá-las. O benefício será de todos!
Nesta época de isolamento e restrições, os conselhos podem se reunir pela internet e, à medida do possível, estarem arrumando aberturas, aqui e ali, que possam aos poucos voltarem a atrair os seus turistas.
Assim, pois, mãos à obra !

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: