Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Notas do Turismo Paulista – 13/08/2020

*Por Jarbas Favoretto.

UMA FAZENDA DE RESPEITO

Localizada no município de Patrocínio Paulista, a Fazenda Santa Cecília possui um dos maiores remanescentes de vegetação de mata nativa, sendo 100 hectares de Mata Atlântica e 60 hectares de Cerrado, em várias fisionomias, muito bem preservadas por seus proprietários.

A Fazenda é pioneira em atividades educacionais na região, reunindo todas as condições favoráveis para as práticas ao ar livre.

Lá são desenvolvidas atividades de lazer, pesquisa científica, exploração econômica e conservação.

Fazenda Sanrta Cecília, em Patrocínio Paulista (SP).

Possui infraestrutura para realização de diferentes atividades turísticas, em contato com a natureza, projetos, cursos e passeios ecológicos e está frequentemente aberta para visitações.

Possui uma figueira de aproximadamente 500 anos. Visite.

PATROCÍNIO PAULISTA

Patrocínio Paulista é um de nossos ‘Municípios de Interesse Turístico’ localizado a apenas 20 km da cidade de Franca.

Patrocínio Paulista têm inúmeras serras, cachoeiras, riachos e árvores nativas que compõem um cenário exuberante.

Natureza rica e ainda pouco explorada por turistas.

A estátua de um garimpeiro é uma homenagem aos pioneiros que deram origem à cidade, pois no passado o garimpo de jazidas diamantinas foi frequente no lugar.

Anote em sua agenda uma visita à Patrocínio Paulista após a pandemia para conhecer também seu turismo rural, industrial, gastronômico (queijos deliciosos), turismo de aventura e cultural.

MINEIROS DO TIETÊ

A Prefeitura da cidade de Mineiros do Tietê, localizada no centro geográfico do Estado paulista, vem de promover plantio de mudas nativas de quinze espécies de árvores, como o objetivo de promover a conscientização ecológica em uma atividade que pretende envolver toda a sua população.

São ações desse jaez que podem e precisam ser imitadas com mais frequência em nossas cidades, de preferência com assessoria especializadas para se plantar espécies apropriadas para cada local.

Memorial de Mineiros do Tietê.(SP)

Precisamos de mais árvores em nossas cidades, imitando a prefeitura de Mineiros do Tietê.

NOVO HORIZONTE

Uma doação de terras e uma igrejinha com construção iniciada em 1895 foi o que deu origem à cidade hoje chamada Novo Horizonte, localizada entre o centro e o norte do Estado.

Novo Horizonte se esmera no turismo rural e turismo ecológico, revelando nisso um grande potencial. Sua Prefeitura e seu dedicado Departamento de Turismo também têm feito esforços em programar eventos que se tornarão referências da cidade.

Paçocas caseiras de Novo Horizonte (SP).

No que chamam de “Parque do Cavalo” são realizadas as boas e famosas ‘Provas dos três tambores’.

E as caminhadas de turismo ecológico vão se repetir, sem dúvida..

PAÇOCA CASEIRA

A paçoca caseira de Novo Horizonte (sem igual) surgiu há mais de 30 anos e era vendida por seu produtor em carrinho de pipoca.

Hoje, uma empresa familiar é cuidada por descendentes.

O amendoim usado é fresco da própria região e até o açúcar é produzido ali mesmo. E já são ali produzidas outras guloseimas tendo a paçoca como sabor principal.

Esses pequenos detalhes de uma cidade são os grandes componentes de um bom roteiro turístico local.

Em Novo Horizonte foi feito um bom trabalho de valorização da gastronomia local, realizado por uma estudante de gastronomia, Andressa Romanini

Texto de Jarbas Favoretto

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: