Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Notas do Turismo Paulista – 05/11/2020

*Por Jarbas Favoretto

BANDEIRA AZUL

Exatos 24 atrativos naturais brasileiros foram certificados com o selo ecológico do Programa Bandeira Azul.

Foram treze as praias e seis marinas brasileiras que tiveram a certificação renovada. Outras cinco praias receberam a chancela pela primeira vez.

Os destinos contemplados com a certificação poderão hastear a Bandeira Azul a partir de 16 de novembro e deverão seguir os decretos estaduais e municipais que incidem sobre a área.

Para obter a certificação, desenvolvida pela Ong internacional “Foundation for Environmental Education”, o programa analisa a qualidade da água com exames periódicos de balneabilidade, além de infraestrutura, segurança, acessibilidade e o compromisso das comunidades com o meio ambiente e a sustentabilidade dos destinos turísticos.

Nos Estado de São Paulo foram renovados os certificados da ‘Praia do Tombo’, em Guarujá, ‘Marinas Nacionais’, de Guarujá, ‘Marina Kauai’, de Ubatuba, e, ‘Voga Marine’, de Ubatuba.

MEIO AMBIENTE

Participamos de reunião do Consema, o Conselho Estadual do Meio Ambiente, e nos inteiramos dos relevantes serviços por ele prestados.

Na ocasião foi tratado sobre a elaboração das metas da revisão do Plano Estadual dos Resíduos Sólidos, assunto que sempre preocupa as nossas cidades e, principalmente, as nossas prefeituras.

Essa primeira revisão teve 10 oficinas e, também, audiências públicas, tendo a participação de 52 Entidades que apresentaram 272 colaborações, tudo visando um horizonte de atuações no que diz respeito aos Resíduos Sólidos.

Nessa reunião com mais de 40 cidades participando, a Secretaria de Meio Ambiente detalhou os planos de curto prazo, de médio prazo (2030) e de longo prazo (2035), lembrando que a cada 4 anos haverá revisões. Parabéns ao Consema.

VOTE CERTO

Eleições municipais chegando, é hora de todo cidadão e cidadã usar o seu poder de voto. Pesquisar quem merece o nosso voto.

E não fique apenas pensando nos candidatos a prefeito.

São importantes os cargos de vereadores e, nesse contexto, é óbvio que temos de recomendar dar o seu voto para aqueles e aquelas que sempre lutaram pelo Turismo, pela Cultura e pelo Meio Ambiente.

Lembre-se que o Turismo é o que mais pode trazer empregos e dinheiro para a sua cidade. Principalmente nos dias atuais.

CIDADE DAS ORQUÍDEAS

A cidade de Mineiros do Tiete (SP), também conhecida como a ‘Cidade das Orquídeas’, conta com orquidário, cujo viveiro mede 5 mil m2 e suas estufas abrigam 30.000 plantas das mais variadas espécies.

A visitação é aberta ao público diariamente manhã e tarde, e aos domingos apenas na parte da manhã, desde que usando máscara.

Estrada Rural, Sítio São João, entrada grátis.

PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS – Igreja matriz de Mineiros do Tietê é centenária. Criada em 4 de dezembro de 1910 e instalada em 8 de janeiro de 1911, teve como primeiro pároco o padre Luiz Priulli. Mineiros do Tietê – SP (Igrejas e Templos) – Localização: S 22° 24.561´ – W 48° 27.034´ Crédito obrigatório – Foto: Rubens Chiri

FAZENDA IMPERIAL

Um casarão de uma fazenda, na cidade de Mineiros do Tietê (SP) chama a atenção por sua edificação portentosa.

Notabilizou-se por ter sido palco de um dos mais importantes fatos históricos ocorridos na região, pois o casarão hospedou o imperador dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina.

Com 1.200 m2 de construção e 22 cômodos, o casarão fica na Fazenda Imperial. Segundo registros da época, foram feitos afrescos nas paredes de toda a casa por pintores portugueses.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: