Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

No Dia do Advogado, presidente da OAB Jacareí divulga homenagem

 
Dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado. E para marcar a data, o presidente da OAB Jacareí, Carlos Guerra, divulgou um artigo em homenagem e agradecimento aos advogados e advogadas da cidade.

*Texto de Carlos Guerra

Carlos Guerra

Caros Colegas, inicialmente, quero cumprimentar a cada um desejando um Feliz Dia do Advogado e da Advogada.

Nesta data, é imprescindível recordar ensejos afetivos e de vitórias em prol da Advocacia, e, entre elas, o que mais me deixa entusiasmado é o fato da nossa subseção, através dessa Diretoria e todas as suas comissões, bem como da Conselheira Seccional, Dra. Marisa Migli, do nosso colégio de presidentes e, principalmente, de todos os colaboradores, estarmos em pleno sincronismo para juntos vencermos essa pandemia.

Neste sentido, tenho muita gratidão pelos esforços na nossa Seccional e da CAASP, que, juntas, socorreram mais de 20.000 colegas em estado de necessidade.

São atitudes como esta que vivo, diariamente, e em especial no nosso dia, o prazer em exercer essa tão nobre profissão.

Não posso deixar de agradecer a minha família pelo apoio incondicional; e, acima de tudo, a Deus, que é o meu combustível para prosseguir lutando.

Acredito, caros colegas, com toda convicção, que somos muitos fortes, e a única coisa que pode nos enfraquecer é nossa desunião. Por isso, nesta data, clamo por uma Advocacia mais unida, capaz de defender, a qualquer custo, a verdade de que “SOMOS FORTES, SOMOS INDISPENSÁVEIS”

Todos os anos, no nosso Dia do Advogado, faço uma reflexão sobre nossa data primeira, no ano de 1827, quando da abertura da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a da Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, sendo, pois, o Dia do Advogado em nosso país, primeiramente, a celebração de quando iniciou o ensino das disciplinas jurídicas em nosso sagrado território – nossa formação e o exercício pleno dessa maravilhosa profissão.

Desta forma, é imperioso meditar sobre o papel do Advogado e da Advogada em tempos de pandemia.

Ser e exercer a Advocacia vai muito além de conclusões e consagrações acadêmicas, sendo, então, a concretude profissional a voz de quem precisa se manifestar.

Respeito a todas as demais profissões, porém, é indiscutível que a Advocacia é uma das funções mais nobres de desenvolvimento da sociedade, na luta pela não discriminação e em proveito da inclusão, em todos seus aspectos.

Todos nós, operadores, sabemos que sem a existência do Advogado e da Advogada a Justiça não seria possível e que a melhor forma de conhecer a importância e grandeza de nossa profissão é exercendo-a.

Nós, Advogados e Advogadas, somos os legítimos defensores da Democracia e da sociedade, na medida em que o Estado Democrático de Direito garante a liberdade a todos. Portanto, defendemos os bens mais preciosos – nossos direitos e nossa liberdade.

Com tantas e deficientes informações, é na Advocacia que a sociedade, principalmente entre a população mais humilde, deve depositar sua confiança e esperança, além de normas, artigos e dispositivos legais.

Assim, cabe ao Advogado e à Advogada transitar entre estes “dois mundos”, sempre na incansável busca de garantir a todo cidadão que seus direitos e suas liberdades não sejam cerceados por atos públicos ou de particulares.

E, para que nossa Advocacia seja plena, temos que nos manter livres e independentes; devemos agir com firmeza todas as vezes que tentarem calar a voz de um Advogado ou de uma Advogada, seja pelo autoritarismo ou pelo desrespeito às nossas prerrogativas, deixando claro que nossa função, como defensores de direitos, não é um patrimônio de uma profissão, e sim um direito constitucional, para o qual não há vantagens próprias a serviço da liberdade da cidadania.

Nobres colegas, não se curvem jamais aos aforismos desrespeitosos e aos ataque as nossas prerrogativas, que buscam ofuscar a verdade sobre a real função do Advogado e da Advogada.

Nós, homens e mulheres gestores de Ordem, temos a missão incondicional de garantir a todos os Advogados e Advogadas o direito à liberdade do pleno exercício profissional, pois, como já disse Rui Barbosa, “A força do direito deve superar o direito da força”.

Feliz 11 de Agosto!

Carlos Guerra é presidente da OAB Jacareí em 2020

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: