Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Médico jacareiense participa de estudo para vacina contra o Coronavírus

O ginecologista jacareiense Antônio Guardia está participando de um estudo que testa uma vacina para o SARS-CoV-2, o novo Coronavírus, causador da COVID-19. Após se voluntariar para a pesquisa sobre a CoronaVac, desenvolvida em parceria entre a empresa chinesa Sinovac e o Instituto Butatã, ele foi selecionado no último dia 11 para participar.

A participação de Guardia consiste em receber a aplicação de duas doses da vacina em desenvolvimento com a diferença de 15 dias entre as doses. Ele, então, passará a registrar um relatório de possíveis reações físicas. A vacina em estudo contém o vírus inativo por meio de um processo químico. Inoculado na pessoa, faz com que ela comece a produzir os anticorpos.

Antonio se voluntariou para a pesquisa, de aplicação exclusiva para profissionais da área da Saúde. No total são 9000 em todo o país. Em São Paulo são 6 centros de estudo, dentre os quais o de São Caetano do Sul, onde o jacareiense vai para receber as doses.

O estudo dura 1 ano, que consiste no acompanhamento do “paciente”. “A intenção é que a vacina esteja disponível em menos tempo, porém acredito que a vacina não vai surgir antes do primeiro trimestre de 2021”, avalia o médico.

“A injeção não deixou marca. Doeu mais a da gripe do que a vacina do estudo”, conta.

Comprovado que há eficácia no combate ao Coronavírus, a tecnologia será transferida para o Butatã para que a vacina seja produzida em massa, possivelmente sendo disponível pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O ginecologista jacareiense Antônio Carlos Guardia

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: