Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

MAV homenageia os Mestres Cultura Viva de Jacareí

A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), por meio do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), inaugurou na a quinta-feira (23), a exposição Artes e Saberes: Mestres Cultura Viva, uma celebração aos 10 anos da premiação dos guardiões dos saberes de Jacareí.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de alguns dos Mestres homenageados e seus familiares, do Prefeito Izaias Santana, do Presidente da FCJ Guilherme Mendicelli, da diretora de Patrimônio Selma Fernandes, da museóloga Patrícia Cruz, da representante da cadeira de Culturas Populares do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) Luciana Marinho, além de assessores e funcionários da instituição.

Mendicelli reforçou a generosidade da partilha dos Mestres Cultura Viva. “Os saberes e fazeres dos nossos mestres são passados de geração em geração, nos ensinando também e eternizando suas trajetórias na história de Jacareí”, pontuou o Presidente. A diretora de Patrimônio acrescentou que, “a exposição vem para fortalecer a imagem dos Mestres e Mestras que tanto contribuem para o fortalecimento de nossa identidade cultural”, disse Selma Fernandes.

Exposição – Nesta primeira década de premiação aos Mestres Cultura Viva, foram homenageados 43 jacareienses. A exposição limitou os premiados de 2019 até 2021, sendo 10 no total, entre eles: Lígia Siqueira Machado (Mestra Mãe de Santo), Raymundo Pinto Magalhães Júnior (Mestre dos Ritmos Afro-Brasileiros), Reinaldo dos Santos de Jesus (Mestre Capoeira) e Roberto Moreira Cordeiro (Mestre Palhaço), que foram os premiados de 2021. E os mestres Raimundo de Moraes Silva (Mestre Samba de Roda e Capoeira), Narciso Roberto da Silva (Mestre Capoeira), Marilene de Brito Lima (Mestra Capoeira de Angola), Carlos Bueno Guedes (Mestre Literatura), Antônio Rodrigues Cardoso (Mestre Cordel), Joy Unger Ramos Denkena (Mestra Arraiolo) e Geraldo Magela dos Santos (Mestre Arte Figurativa), homenageados anteriormente. A visitação gratuita sem agendamento prévio pode ser realizada de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 e também aos sábados, das 10h às 16h. O MAV está localizado na Rua Quinze de Novembro, nº 143, Centro

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: