
Jacareí registrou uma queda de 73,7% no número de casos de dengue no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado. O dado faz parte de um levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância à Saúde do município.
Em 2020, nos seis primeiros meses do ano, Jacareí havia confirmado 377 casos de dengue, enquanto no mesmo período de 2021, foram confirmados 99 casos. O acompanhamento das estatísticas pode ser feito no site da Prefeitura, pelo Portal da Dengue, que é atualizado semanalmente.
De acordo com Fábio Prianti, Diretor da Vigilância à Saúde de Jacareí, a pandemia do Coronavírus teve impacto direto nos números relacionados à dengue no município.
Apesar da queda no número de casos confirmados, a recomendação da Diretoria de Vigilância à Saúde é para que todos os cuidados para prevenção da proliferação do mosquito continuem sendo tomados.
“Houve um aumento nos casos de Chikungunya no Estado de São Paulo, por isso é importante ficarmos atentos. Não temos nenhum caso registrado em Jacareí até o momento, mas é preciso que a população continue tomando todos os cuidados de prevenção”, explica Fábio.
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada em locais que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Em todo o ano de 2020, foram registrados 412 casos de dengue em Jacareí, dos quais 372 autóctones (moradores que foram contaminados na cidade) e 40 importados (moradores que foram contaminados fora da cidade). Nenhum caso de Zika ou Chikungunya foi registrado no município. Não houve óbitos em decorrência da doença