Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Jacareí realiza nebulização para combate ao mosquito da dengue onde tem maior incidência de casos

A Diretoria de Vigilância à Saúde,realiza uma ação de nebulização no interior e nos arredores das residências de pessoas que contraíram ou estão com suspeita de dengue na cidade. O produto utilizado na nebulização elimina os mosquitos que transmitem o vírus da dengue, sem causar nenhum risco à saúde de humanos e animais. O telefone da Diretoria de Vigilância à Saúde é o 3955-9623.

O resultado da última ADL (Análise de Densidade Larvária) do município, realizada em janeiro, apresentou um IB (Índice Breteau) de 1,1. O índice apresenta aumento em relação à última análise, realizada no mês de novembro, que foi de 0,7. Os bairros com os maiores índices são os da região central de Jacareí.

De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0 o resultado é satisfatório; de 1,1 a 3,9 é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0 é considerado alto risco.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada em locais que podem se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Em todo o ano de 2021, foram registrados 123 casos de dengue em Jacareí, dos quais 113 autóctones (moradores que foram contaminados na cidade) e dez importados (moradores que foram contaminados fora da cidade). Nenhum caso de Zika ou Chikungunya foi registrado no município. Não houve óbitos em decorrência da doença.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: