Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Jacareí institui o Programa Cidade Saudável e apresenta importantes projetos de acessibilidade

O programa Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde é uma iniciativa internacional de desenvolvimento de longo prazo, que visa colocar a saúde em evidência nas agendas dos tomadores de decisão e promover estratégias locais para a promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável. Neste sentido, Jacareí formalizou, na quinta-feira (10), a implementação do programa ‘Cidade Saudável’ no município.

Dentro deste novo programa – e após estudos técnicos e reuniões com membros do Conselho da Pessoa com Deficiência, Conselho do Idoso e Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos –, a Fundação Pró-Lar de Jacareí e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana apresentaram novos e importantes projetos de acessibilidade para o município.

O programa reforça o compromisso com os idosos, cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e deficientes visuais.

Promover estratégias locais para a promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável a partir da capacitação e participação da comunidade, sem distinção de raça, religião, convicção política, condição econômica ou social. Este é um dos sentidos do programa ‘Cidade Saudável’.

“Ações como essas, que proporcionam mais acessibilidade e qualidade de vida às pessoas, resumem o que significa o Cidade Saudável. A saúde é, geralmente, confundida com o cuidar de doenças, mas, na verdade, saúde é muito mais que isso, é um objetivo que só pode ser alcançado por meio de ações conjuntas, que melhoraram, efetivamente, a vida das pessoas”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde e vice-prefeita, responsável pelo programa Cidade Saudável em Jacareí.

E dentro do programa ‘Cidade Saudável’, foi mapeado as principais rotas feitas no centro do município. Este mapa indicou 5 trechos, que somam mais de 6 quilômetros lineares e quase 60 mil metros quadrados de calçadas que serão totalmente reformadas, dentro do estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Serão instalados pisos táteis direcionais e feitas todas as adaptações necessárias para se tornarem 100% acessíveis para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e idosos.

Inicialmente, com a assinatura do termo, R$ 1 milhão será direcionado para as obras, contemplando boa parte dos trechos, que contam com pontos de ônibus e grandes fluxos como shopping center, Mercado Municipal, Prefeitura, Câmara Municipal, Fórum e SIM (Sistema Integrado de Medicina).

A Fundação Pró-Lar de Jacareí já implementou e está desenvolvendo um projeto que realiza pequenas reformas em imóveis pertencentes a grupos familiares de baixa renda, com predominância de idosos ou pessoas com necessidades especiais.

A assinatura do termo garante reserva orçamentária para as duas fases necessárias e detalha a importância da medida, que também é parte do ‘Cidade Saudável’. “O objetivo das reformas é o de garantir acessibilidade, salubridade e segurança às famílias em elevada vulnerabilidade social”, destaca Alexsandro Quadros, presidente da Fundação Pró-Lar de Jacareí.

Na primeira etapa, já em desenvolvimento, serão reformados 15 imóveis em bairros de Jacareí, como: Jardim Paraíso, Jardim Maria Amélia, Centro, Jardim Flórida, Jardim Santa Maria, Conjunto 22 de Abril, Jardim do Vale e Jardim Panorama. Em etapa seguinte, em 2022 e 2023, serão realizadas outras 70 reformas com o mesmo objetivo, proporcionando melhoria habitacional e, indiretamente, redução no Déficit Habitacional Municipal, com a adequação das residências.

São consideradas cidades acessíveis aquelas que ajudam a locomoção e o acesso de todos, com estudos e investimentos em infraestrutura que permitam acesso igualitário a direitos fundamentais, independentemente de condição física, mobilidade e capacidade.

No Brasil, é a NBR 9050/2020, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que determina a acessibilidade nos espaços públicos, edificações e equipamentos urbanos. Jacareí já conta com transporte público adaptado, piso tátil, sinalização em Braille, avisos sonoros e outros itens em diversos pontos da cidade.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: