Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Izaias Santana, candidato a prefeito pelo PSDB 45

#Eleições2020 Jacareí – Série de entrevistas com candidatos a prefeito

Levando em conta o cenário da Pandemia da COVID-19, quais são os projetos do candidato para as áreas da Saúde e a Educação (em especial Educação Infantil)

Na Educação temos três grandes desafios que vamos realizar. O primeiro é terminar a série de creches. Nós já fizemos 8, temos duas em construção no Parque Meia Lua e vamos fazer mais quatro: Jardim Paraíso, Terras de Conceição, Igarapés e Primeiro de Maio. O segundo desafio é mudar de vez a ferramenta de aprendizado: levar informática, tecnologia, pra dentro da Sala de Aula.

O terceiro desafio é a proteção integral das nossas crianças, principalmente das regiões Norte e Oeste. Nisto vamos ajudar muito as família carentes do município a enfrentar o retorno após a pandemia.

Na Saúde já encaminhamos diversas medidas. Precisamos aprofundar a atenção básica, por isso duas novas UBSs, na região central e no Flórida, reformar mais 4 UBS para melhorar o atendimento na atenção básica. Aumentar o atendimento na atenção especializada, que é a oferta do maior número possível de especialistas, e manter o padrão de atendimento de urgência e emergência que alcançamos quando tivemos a coragem de transformar um prédio vazio numa UPA, que já atendeu mais de 20 mil pessoas por ano.

Sabemos que o desafio do financiamento da Saúde é muito grave, mas todas estas medidas são possíveis e serão eficientes na saúde da população pós-pandemia.

Como o candidato vê as demandas do comércio e do empreendedorismo na cidade? Quais são seus projetos a respeito?

Nós vamos poder agora enfrentar um grande desafio que é resolver de vez a questão das enchentes da Rua Ramira Cabral, que é uma rua importante do comércio. Resolvido isso nós vamos transformar aquele corredor Ramira Cabral e Acrísio Santana em uma área de livre comércio a céu aberto, com ruas fechadas. Além disso já está em execução o Renova Centro, que é uma revitalização de toda a região: Liberdade, praças, entorno da Fundação Cultural, descendo pela Lúcio Malta. com esta revitalização vai ter um novo paisagismo, uma nova iluminação pública e nós vamos atrair as pessoas para esta região central. O gabinete sempre esteve aberto e vai continuar aberto para as demandas específicas dos comerciantes.

Eu tenho certeza que estimular o comércio local e o empreendedorismo com diversos programas já definidos sobretudo na área da economia criativa, gastronomia, a região da beira do Rio Paraíba. Projeto para empoderamento feminino, como por exemplo a moda, a arte culinária, a gastronomia são essenciais porque dão emprego, geram renda e movimentam o comércio local.

Há uma grande preocupação nestas duas área e com certeza estaremos à frente de importantes iniciativas.

Transporte Coletivo e mobilidade urbana – Como tratará a questão em sua gestão?

O transporte coletivo vive em crise mundial. A primeira começou em 2012 quando o transporte individual foi liberado, quando várias pessoas passaram a concorrer com uma estrutura muito pesada, a estrutura empresarial do transporte coletivo.

A segunda crise provocada pelo aumento da gratuidade passando a conta para o usuário comum. A terceira crise, agora, com a Pandemia, ficamos um ano sem os estudantes, com muita gente trabalhando em casa, o que reduziu drasticamente o número de usuários. Precisamos ter a coragem de enfrentar isso, recuperar.

Três medidas importantes: a primeira é a redefinição das linhas. Já há um estudo bastante avançado, vamos discutir com a comunidade já no primeiro semestre do ano que vem para que vários problemas de linhas sejam resolvidos. A empresa tem consciência de que é necessário resolver este problemas; linhas com demanda superior a oferta de ônibus e linhas com ônibus superior à demanda.

A segunda é a prefeitura avançar no processo de assumir a gratuidade para não mais recair o ônus sobre as pessoas que pagam as passagens. Se o poder público quer oferecer gratuidade, e tem que oferecer, ele tem que bancar isso, subsidiar para que o preço da passagem gratuita não seja repassado para o usuário que paga, que geralmente são as pessoas que não têm veículo próprio ou que não podem utilizar o transporte individual.

Será um desafio nacional e Jacareí não ficará atrás. Estará antenada a todas as iniciativas e sempre pronta a dar resposta no interesse do usuário do transporte coletivo.

Há projetos para implementação e manutenção de infraestrutura para bairros da cidade?

Cinco grandes obras viárias que vão facilitar bastante a mobilidade já estão execução. Nós vamos ligar a Lucas Nogueira Garcês (altura do Imperial) à Getúlio Vargas (altura do Primavera). É o anel viário nas regiões Oeste, Norte e Leste que vai acabar com a dependência do Centro.

Além disso nós vamos fazer algumas interligações, cito a ligação do Nova Aliança com a Vila Formosa, que vai libertar um pouco o trânsito da Rua Aliança, e outras ligações importantes entre os bairros. Vamos continuar e avançar num programa que estamos executando de asfalto aos bairros. Já asfaltamos 100 ruas sem cobrar de ninguém.

Vamos asfaltar o Rio Comprido, vamos asfatar ruas que ainda faltam na Cidade Salvador, Colônia e Santo Antônio da Boa vista, vamos asfaltar a Avenida Paturis em frente ao porto velho e começar o asfalto do sistema viária dos bairros Veraneio Ijal, Irajá, Chácaras Reunidas Guararema e Chácaras Rurais Igarapés. Vamos cuidar da mobilidade da região central mas também cuidar da infraestrutura dos bairros mais afastados. Para viabilizar este anel viário entre as regiões Oeste, Norte e Leste tem a terceira ponte que já está em execução. Um projeto muito antigo que conseguimos tirar do papel.

Mensagem e considerações finais

Fui eleito com o compromisso de mudar Jacareí, mudar o jeito de governar, o jeito de fazer política. Nós mudamos. A primeira mudança é ética. Quatro anos sem escândalos, sem denúncia, sem corrupção.

A segunda mudança definindo com clareza a prioridade das pessoas que mais precisam, investindo na Educação, na Saúde e na infraestrutura dos bairros. Nós vamos avançar, preparar Jacareí para o futuro com o anel viário, com a terceira ponte, avançar com a estrutura dos bairros afastados, mas não vamos esquecer da Educação e da Saúde, que são essenciais.

Se a prefeitura for eficiente cuidando da Saúde, da Educação e da infraestrutura de nossos bairros, as pessoas vivem em uma cidade mais feliz. É isso que estamos construindo e pra isso que peço o seu voto 45 Izaias e Rosana Gravena nossa vice.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: