Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Guia alimentar traz dicas sobre alimentação infantil em tempos de pandemia

Diante do cenário atual da pandemia do novo Coronavírus e a adaptação de uma nova rotina, o Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí tem ressaltado informações do Guia Alimentar do Ministério da Saúde, com recomendações para as crianças até os dois anos de idade. Até os seis meses, devem ser exclusivamente amamentadas, ou seja, receba apenas o leite materno como alimento, não necessitando ofertar líquidos como água, chás, água de coco, mingau etc.

Segundo os nutricionistas, uma alimentação saudável é essencial para manter o sistema imunológico (sistema de defesa do organismo) fortalecido, prevenir a obesidade infantil e problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas.

O Guia fala ainda que, após os seis meses, além do leite materno, outros alimentos devem fazer parte das refeições da criança. O ideal é manter a amamentação até os dois anos ou mais, pois o leite materno protege contra infecções, previne doenças no futuro como asma, diabetes e obesidade, além de favorecer o desenvolvimento físico e emocional.

Os nutricionistas destacam, também, que para auxiliar na escolha dos alimentos, planejar as refeições, definir os horários para que sejam realizadas e estabelecer lista de compras contribuem para a manutenção de uma rotina alimentar adequada e saudável.

Segundo os nutricionistas (no guia), antes da compra dos alimentos, é importante definir as preparações para as refeições que serão realizadas (café da manhã, almoço, jantar e pequenos lanches) e que alimentos serão necessários.

O guia orienta evitar alimentos ultra processados (produtos produzidos pelas indústrias por meio de várias etapas de processamento e levam muitos ingredientes como sal, açúcar, gorduras, corantes artificiais, conservantes etc.) como refrigerante, sucos em pó, biscoitos, salgadinhos de pacote, sorvetes, balas, chocolates e outras guloseimas no geral.
Ao estabelecer uma lista de compras, os nutricionistas pedem aos pais que privilegiem a aquisição em mercados locais, hortifrútis ou sacolões, e prefira legumes, verduras e frutas da estação, pois é nesse período que esses alimentos estão mais nutritivos e baratos.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: