Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Guarda Civil de Jacareí celebra 61 anos de atuação no município

Uma das mais antigas do Estado de São Paulo, a Guarda Civil de Jacareí completou 61 anos no último dia 31 de outubro. E como já virou tradição, a Secretaria de Defesa do Cidadão promoveu uma homenagem à corporação, na sexta-feira (5). 

Na oportunidade, o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio, comunicou a destinação de verbas para a corporação.

A Guarda Civil de Jacareí foi criada em 31 de outubro de 1960, por meio da lei municipal n° 587. No início, contava com 10 integrantes, que usavam bicicletas no patrulhamento. A comunicação entre estes integrantes era feita por duas luzes, uma vermelha e outra verde, localizada na Vila Denise, onde hoje fica a Estação de Tratamento de Água Central do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

A luz verde indicava que a tranquilidade pairava na cidade e a luz vermelha indicava que algo errado estava acontecendo. Com o passar dos anos, o número de integrantes foi aumentando e a GCM começava a ter seus primeiros veículos: um jipe, logo após uma picape Ford 100 e um Fusca preto. Em meados de 1980, foram adquiridas as peruas Kombi, que por conta da cor azul e branca, a GCM ficou conhecida como Trovão Azul.

Em 30 de junho de 1988, por meio da lei 4108, foi criada a Secretaria de Segurança de Jacareí, hoje denominada Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, cuja estrutura engloba além da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Procon.

Atualmente a GCM conta com um efetivo de 248 guardas civis, sendo 221 homens e 27 mulheres. Além de contribuir com as demais forças de segurança no trabalho de proteção aos cidadãos, a Guarda Civil de Jacareí desenvolve ações preventivas, por meio dos projetos Semeadores da Paz e Tocando o Futuro

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: