Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Garrafa, garrafas

Esther Rosado

Uma pequena garrafa de vidro: coloco dentro dela uma carta ao futuro. Enrolada como um caracol, ela guardará, em letras miúdas, um pouco do presente em que vivo.

Por onde passeará esta garrafa? Por todos os lugares, dezenas e dezenas de anos, até que um dia um pescador, um poeta, um menino, uma família, um adolescente, um padre, um pastor, uma mulher, um fotógrafo a vejam boiando próxima à praia. Aberta a tampa, o papel se abrirá sobre a areia e lerão:

“Futuro, Meu nome se perdeu no tempo, mas meus sentimentos estão aqui contidos não; certamente ainda são energia que não se perdeu e imploro ao Universo, pai de todas as coisas, que os turbilhões da minha época tenham cessado. Que ainda existam peixes, oceanos e árvores, que o céu tenha se livrado da poluição.

Que as pessoas sejam livres e leais e que tudo nesta vida pulse com alegria e esperança. Tomara que tenhamos nos livrado do medo das bombas, espadas e facas, tiros de canhão, metralhadoras e que as crianças possam vir ao mundo sem medo de minas ou tanques, vírus de cepas inesperadas.

Que os ipês, jequitibás, aroeiras tenham sido preservados para o tempo de viver.

Que todos tenham comida no prato, remédios e roupas. Que as famílias existam como a maior importância e que, no Natal, ainda se celebre o nascimento do Cristo Consolador.

Que as escolas abriguem crianças e professores, adolescentes e adultos e que eles amem ensinar e aprender; que os políticos sejam honrados e honestos e, sobretudo, comprometidos em servir.

Que não se polua mais a Natureza e que a beleza não seja apenas a perfeição; que seja possível observar no imperfeito, no inacabado              o mágico tecidos dos dias, qual renda, espuma, borda de folha ou flor.

Que estejamos juntos no trabalho e na vontade de servir os outros, nossos irmãos.

Se tudo isso ainda não for perfeitamente possível, feche a garrafa, coloque-a na água e a deixe seguir para o futuro até que um dia dê em outra praia qualquer.

Mas antes que se vá, coloque nela o canto de um passarinho, o voo de uma abelha, um pedacinho da nuvem mais alta, o barulhinho do mar quebrando na praia.

E a esperança, o amor e a, antes de tudo, a lealdade.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: