Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Escolher perdoar é se libertar

*Texto de Mariana Sousa

Perdoar não significa considerar correto o que nos fizeram, nem que simplesmente deixamos passar ou nos esquecemos do que aconteceu. Perdoar significa que nos libertamos do passado que nos amarrava, que deixamos de rejeitar esse sentimento e escolhemos a calma de corpo e espírito, dos momentos presentes. Perdoar é retirar a carga emocional de um acontecimento, e sem carga emocional a experiencia se transforma em aprendizado.

Você deve levar em conta que perdoar alguém é só para você mesmo. Não é para ninguém mais. Se tenho ressentimento por alguém e digo a mim mesmo que não posso perdoá-lo, nunca conseguirei a paz interior. E quanto mais esta situação se prolonga, maior é o sofrimento

Provavelmente haverá quem pense: “é impossível perdoar tal pessoa”. Neste caso não se culpe nem pense “sou um desastre porque não posso perdoá-lo”. Você terá que compreender que te feriram e antes de começar a perdoar será necessário que você aceite  que o perdão é um processo.

É necessário aceitar a si mesmo. Primeiro perdoamos a nós mesmos. Isto em psicologia é conhecido como autoaceitação. “Primeiro aceitamos que nos feriram e depois nos perdoamos pelo que estamos sentindo. Deste modo conseguimos a autoaceitação e o alívio que nos possibilitará perdoar o próximo” apresenta a Coach.

Mariana Sousa é coach holística e reprogramadora mental.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: