Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Covid-19 segue em alta na cidade na primeira semana de vacinação; 85% das UTIs de Jacareí estão ocupadas

Esta semana iniciou-se oficialmente a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil. A partir de São Paulo, doses da Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para cidades do Estado e do Brasil.

Nesta mesma semana, os números da contaminação da doença seguem em valores altíssimos, com novo recorde na média de casos por dia e de ocupação de leitos.

Segundo a Secretaria de Saúde do Município, a taxa de ocupação dos leitos destinados para Covid-19, na quinta-feira (21/1), é de:  85% UTI e 81% Enfermaria.

São 109 novos casos por dia desde o início do mês. Considerados os quinze últimos dias, Jacareí atingiu 139,73 casos por dia em 20/1. Foram 2301 novos casos só em Janeiro, até o momento (21/1). Ao todo 229 pessoas morreram em decorrência da doença até agora, desde o início da Pandemia do novo Coronavírus.

Jacareí recebeu, na terça-feira (19/1), 3 mil doses da Coronavac, que começaram a ser aplicadas no dia seguinte.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, no primeiro dia da Campanha de Vacinação em Jacareí, quarta-feira (20), foram imunizadas 323 pessoas, entre profissionais da Saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19, idosos residentes em asilos e profissionais que trabalham nos asilos.

A campanha seguiu na quinta-feira (21), conforme os critérios estipulados pelo Ministério da Saúde, aplicando a vacina em profissionais que estão trabalhando na linha de frente no combate à Covid-19, nas redes pública e privada de Saúde do município.

As primeiras pessoas a receberem a vacina, em Jacareí, foram a enfermeira Luana Cristina Plata do Nascimento, de 34 anos, que atua na Santa Casa e atendeu o primeiro caso de Covid-19 confirmado na cidade, e a Secretária de Saúde de Jacareí, Dra. Rosana Gravena, que é médica e também está na linha de frente de combate à doença.

Perigo – Apesar do início da vacinação, é importante manter a máxima cautela contra a contaminação da Covid-19, que segue alta na região. Na última sexta-feira (15/1), o Governo do Estado alterou o status da região em que Jacareí se encontra para a “Fase Laranja” do Plano São Paulo de retomada.

Nesta fase, que ainda é válida, serviços e comércio passam a funcionar seguindo os seguintes critérios:

Shopping, Comércio e Serviços – Na Fase Laranja, o comércio, os serviços, os shoppings, galerias e estabelecimentos congêneres podem ter ocupação máxima limitada a 40% da capacidade do local. Horário reduzido (8 horas): após as 6h e antes das 20h. Praças de alimentação: funcionamento de acordo com a categoria do estabelecimento e com adoção dos protocolos padrões e setoriais específicos.

Restaurantes e Similares – Capacidade 40% limitada. Horário reduzido (8 horas): após as 6h e antes das 20h. Consumo local e atendimento exclusivo para clientes sentados. Venda de bebidas alcóolicas até as 20h. Adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Bares (Consumo Local Proibido) – O atendimento presencial não é permitido nesta fase, sendo permitidas as entregas via delivery.

Parque da Cidade e Parque dos Eucaliptos – Fica suspenso o funcionamento.

Salões de Beleza e Barbearias – Capacidade 40% limitada. Horário reduzido (8 horas): após as 6h e antes das 20h. Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.

Academias de Esportes e Centros de Ginástica – Para qualquer modalidade, capacidade 40% limitada. Horário reduzido (8 horas): após as 6h e antes das 20h. Agendamento prévio e hora marcada. Permissão apenas de aulas e práticas individuais, suspensas as aulas e práticas em grupo. Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.

Eventos, Convenções e Atividades Culturais – Capacidade 40% limitada. Horário reduzido (8 horas): após as 6h e antes das 20h. Obrigação de controle de acesso, hora marcada e assentos marcados. Assentos e filas respeitando distanciamento mínimo. Proibição de atividades com público em pé. Adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Demais atividades que possam gerar aglomeração, não estão permitidas nesta e nem em outras fases do plano estadual.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: