Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Confira opiniões e dicas de profissionais jacareienses para enfrentar a quarentena da COVID-19

Dr. André Chiga

Consultamos o médico jacareiense André Chiga, que compartilhou seu conhecimento sobre a atípica crise sanitária do COVID-19. Confira:

“Não existe tratamento específico contra o corona vírus, portanto cabe ao nosso sistema imunológico combater o agressor. Não existe nenhuma grande evidência científica que comprove nenhuma medicação que aumente a imunidade ao ponto de podermos prescreve lo contra o Covid 19.”

“Obviamente os indivíduos idosos e os com doenças crônicas como câncer, cardiopatia e diabetes apresentam maior suscetibilidade ao vírus.”

“O que podemos fazer para melhorar o sistema imunológico é estar com todas as vacinas em dia, lembrando que ainda não existe vacina contra o covid 19, se alimentar bem, dormir bem, gerenciar o próprio stress, fazer atividades físicas leves e moderadas, fazer check up regularmente, tomar todas as medicações de uso contínuo, não fumar, não exagerar nas bebidas alcoólicas e outras drogas.”

“O isolamento social é no momento uma ferramenta importante para barrar a grande curva de contaminação que poderia levar muitas pessoas ao pronto socorro e sobrecarregar os serviços de saúde públicos e privados. Os exercícios físicos preferencialmente devem ser feitos em casa e ao ar livre, e com intensidade moderada, os benefícios não aumentam proporcionalmente com intensidades maiores de exercícios. “

Dr. André Chiga, cardiologista, diretor do Hospital São Francsco e Presidente da Sobramex


Odete Alves Guerra

Mente ocupada e sensibilidade, elementos importantes para atravessar a pandemia do COVID-19 dentro de casa . O Semanário de Jacareí ouviu a psicóloga Odete Alves Guerra, que tem experiência clínica de mais de 30 anos sobre como podemos proceder quanto à nossa atitude e sanidade mental durante este período delicado que afeta o mundo todo.

Neste contexto de pandemia mundial, como as pessoas podem encontrar equilíbrio entre levar a sério a situação, acompanhar as notícias e instruções coletivas e não ficar excessivamente angustiadas e deprimidas?

Odete – Primeiro, é preciso ter a compreensão e entendimento de que estamos, hoje, vivendo uma nova realidade, isto é, no mundo todo. Com isto precisamos ter mais sensibilidade, bom senso, solidariedade e compaixão ao que está acontecendo. Há uma pandemia de um vírus fatal. Ficar em casa é um dos remédios nesse momento. É fato!

Segundo, oexcesso de informações, as Fake News provocam insegurança, aumento do medo e desestabiliza emocionalmente as pessoas. Com isto observamos a presença de transtorno de estresse, transtorno de ansiedade generalizada, pânico. É uma resposta natural a situação que estamos enfrentando, por causa dos sentimentos de incerteza quanto ao futuro e medo das consequências. Portanto é salutar procurar:

Não ficar assistindo diariamente aos noticiários; tem pessoas que assiste a todos os jornais da tv. Isso causa uma intoxicação de informações:

Deixar um pouco as mensagens que recebemos no WatsApp. Muita coisa sem sentido.

Buscar informações corretas e verdadeiras divulgadas por especialistas

Ter cuidado quando vai repassar uma mensagem recebida, para não contribuir com esse círculo vicioso. Precisamos ser responsáveis com o que ajudamos a divulgar.

O estresse mental pode afetar a imunidade das pessoas?

Odete – Sim, porque o estresse é uma resposta do organismo num esforço de adaptação a uma situação adversa.

Diante desse cenário de incertezas, isolamento social; as pessoas sentem: medo, confusão, ansiedade, angústia, desorientação, tédio. Há, portanto, alterações psicológicas e comportamentais.

Portanto, o estresse, tem importante papel na saúde mental e física. Uma vez, que causa sofrimento. Pessoas, famílias, comunidade inteiras estão sendo afetadas pelo estado de incertezas e medo com o futuro.

Como procurar desenvolver uma convivência saudável entre pessoas em casa e condomínios? Uma vez que milhares de família vivem rotinas em que não se veem?

Odete – Procurar educar e enfrentar nossos medos, angústias com novas formas de fazer as mesmas coisas, com atitudes positivas.

  • Criar uma nova rotina
  • Buscar novas formas de se exercitar
  • Manter os horários para levantar e fazer as refeições, manter a disciplina.
  • Ver filmes juntos
  • Hora para dormir, essencial nos tempos de isolamento

Para as crianças criar uma rotina de atividades:

Atividades lúdicas de interação e harmonia: jogos, desenhos, roda de conversa, brincadeiras, cuidados com os animais e respeitar os horários. Se a escola mandar as tarefas via aplicativos criar rotina para realiza-las.

A minha, a sua, a nossa vida foi mudada. E exige uma nova postura, uma nova rotina, uma nova forma de fazer as coisas, uma nova compreensão, um amparo diante dessa situação. Como seres humanos que somos temos a capacidade de adaptação e transformação das realidades.

Manter a mente ocupada ajuda na saúde emocional e bem-estar. Juntos venceremos esta crise da pandemia.


Adriana Samico Vieira

A Fisioterapeuta Adriana Samico Vieira compartilhou dicas de como você pode manter o corpo ativo mesmo durante o período de confinamento. Adriana é pós-graduada em condicionamento físico e reabilitação cardíaca e especializada no método Pilates.

Segundo a profissional, a Fisioterapia, através dos movimentos, pode ajudar muito a manter o sistema respiratório, além do muscular. Confira alguns exercícios simples para serem realizados diariamente (cada exercício deve ser repetido dez vezes).

1)inspire profundamente e expire todo o ar inspirado

2)inspire forte duas vezes e expire uma vez até o finalzinho o máximo que conseguir

3)levante e sente da cadeira contraindo bem seu abdome

4)eleve seus braços bem ao alto inspirando e depois desça expirando

5) caminhe ao menos 30min diariamente em casa ou em volta da sua casa

6)movimente seu pescoço virando a cabeça de um lado para outro

7)abrace um joelho trazendo-o próximo ao peito e vai alternando

8) deitado eleve o quadril com os joelhos flexionados
– Não se esqueça de se alimentar bem e hidratar-se!!!
– Movimente-se e sinta-se bem!

Logo você poderá estar na ativa novamente !

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