Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Casa das Rosas está com inscrições abertas para curso de criação literária e poética

A Casa das Rosas, Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis, recebe até 4 de março inscrições para a 4ª edição do Poesia Expandida, curso gratuito voltado para interessados na criação literária.

Por meio de aulas teóricas e práticas, o curso Poesia Expandida aborda o universo da poesia nas diversas possibilidades expressivas da palavra, do som e da imagem e explora a criação poética em diferentes meios e suportes. “Este é um dos raros cursos no país, se não for o único, que convida e orienta os participantes para uma experiência de criação poética para além do verso e da página”, aponta Júlio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas. Neste ano, estão sendo ofertadas 40 vagas (20 vagas presenciais e 20 online).

Os interessados, que devem ser maiores de 18 anos, precisam preencher a ficha de inscrição com três trabalhos poéticos autorais, em verso ou prosa, um texto de demonstração de interesse e um breve currículo de dez linhas. Os trabalhos poéticos podem ser:

Poemas (em verso ou prosa) em pdf, sendo que a soma dos trabalhos não deve ultrapassar 10 páginas; -Poemas visuais em jpeg (mínimo de 1.200 pixels de lado); -Poemas e/ou performances poéticas vocais e corporais em vídeo nos formatos avi ou mp4 — se preferir enviar por Youtube ou Vimeo, deverá informar o link. – A duração máxima de 3 minutos cada trabalho; -Poemas sonoros em formato mp3 ou postados na plataforma Soundcloud; -A duração máxima de 3 minutos cada trabalho. – Os arquivos devem ser enviados compactados em formato rar ou zip e identificados com o nome completo do inscrito. Aqueles que optarem por enviar os arquivos na forma de links, devem colocar os links no bloco de notas e enviar compactados em um desses formatos.

curso começa no dia 17 de março e segue até 9 de julho de 2022. Serão dois encontros semanais (às quintas, das 19h00 às 21h00, e aos sábados, das 10h30 às 13h30). Entre os professores confirmados estão Juliana Di FioriPondian, pesquisadora nas áreas de linguística, semiótica, tradução, poesia e literatura e tradutora de línguas clássicas e modernas;Daniel Minchoni,poeta e artista da poesia falada e da performance. Artista de vanguarda, criou e toca eventos de poesia em São Paulo como: “O menor Slam do Mundo” e “O sarau do burro“; eAnderson Gomes,artista, poeta visual e arte-educador.

A seleção dos alunos é realizada por uma comissão de profissionais de literatura sob a coordenação do Centro de Referência Haroldo de Campos. A comissão de seleção leva em consideração, em primeiro lugar, a compatibilidade do perfil do candidato em relação à proposta do laboratório que explora a criação verbal em diferentes meios e suportes. No breve currículo e na declaração de interesse, será observado o nível de envolvimento do candidato com a criação poética de invenção. Nos trabalhos poéticos enviados, serão consideradas a técnica e a inventividade. 

A lista com os selecionados será divulgada no dia 14 de março no site da Casa das Rosas. Para mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição e sobre o curso “Poesia Expandida”, acesse o site da Casa das Rosas.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: