Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Autocuidado contra o Câncer de Mama deve acontecer de janeiro a janeiro

Com a chegada do mês de outubro, marcado pela conscientização e combate aos tumores de mama, a prevenção à doença ganha destaque. Entretanto, os médicos relembram que a atenção aos sinais e sintomas devem fazer parte da rotina ao longo do ano.

O autoexame é importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas, no entanto, ele não substitui a mamografia, que é o principal exame de imagem para a detecção precoce, complementada de acordo com cada caso com o ultrassom e a ressonância magnética.

O autoexame deve ser praticado mensalmente entre o 7º e o 10º dia contados a partir do 1º dia de menstruação. As mulheres que não menstruarem devem escolher um dia do mês.

Para examinar a mama esquerda, coloque a mão esquerda atrás da cabeça e apalpe com a mão direita. Para examinar a mama direita, faça o movimento inverso, colocando a mão direita atrás da cabeça e apalpe com a mão esquerda. Já no mamilo, faça pressão suave e verifique se há alguma secreção. As axilas também podem omitir pequenas alterações, portanto, após examinar as mamas, apalpe toda a área debaixo dos braços.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: