Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Atualize-se sobre orientações para o primeiro turno das Eleições 2020, que acontece domingo, 15/11

Estamos diante do domingo em que se realiza o primeiro turno das Eleições 2020, para prefeito e vereadores, durante a Pandemia de Covid-19 que assolou o mundo.

Diante deste cenário, tivemos campanhas adaptadas, uso massivo das redes digitais e, também, regras adicionais de comportamento e higiene para os locais de votação.

Quem vota – Todo cidadão brasileiro alfabetizado maior de 18 anos e sem restrições legais é obrigado a votar no Brasil, sendo facultativo apenas para eleitores que não sabem ler, maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.

Horário – O primeiro turno das eleições acontece no dia 15 de novembro, domingo, em escolas do município que hospedam os chamados “colégios eleitorais”, ou grupos de eleitores seccionados por critérios de residência.

Este ano o horário de votação é das 7 às 17h, sendo das 7 às 10h preferencial para pessoas com 60 anos ou mais.

Higiene – será obrigatório o uso de máscara para que o eleitor possa entrar e permanecer na seção eleitoral. É recomendado que cada eleitor leve sua própria caneta para evitar contato com objetos. Não se recomenda, também, que crianças sejam levadas ao local de votação e é necessário manter a distância de 1 metro entre as pessoas. Veja, ao final do texto, uma série de imagens produzida pelo Tribunal Superior Eleitoral com dicas de segurança.

Documentos – Para votar você deve levar o título de eleitor, que agora pode ser baixado em sua versão eletrônica via aplicativo de smartfone (e-Título), além de um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira nacional de habilitação). Mesmo quem perdeu seu título de eleitor pode votar, basta conhecer seu local de votação. É possível confirmar seu local de votação acessando uma página do TSE, clicando aqui.http://www.tse.jus.br/eleitor-e-eleicoes/servicos/titulo-de-eleitor.

O voto – na urna eletrônica há um teclado que permite digitar os números referentes aos seus candidatos escolhidos, primeiro o vereador (com cinco dígitos) depois o prefeito (com dois dígitos). O eleitor pode levar um papel com os números pré-definidos, a “cola”.

Biometria – A utilização da biometria, que havia se tornado obrigatória a partir destas eleições, foi suspensa em razão da Pandemia.
Jacareí não tem segundo turno, porém nos municípios em que esta etapa acontece, será realizado no dia 29 de novembro.

Manifestação – Na data da votação, é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.

Exterior – Quem mora no exterior do Brasil não é obrigado a votar para prefeito e vereadores, porém deve votar em eleições para presidente.

Para consultar sua situação eleitoral pode clicar aqui.

Você pode, também, descobrir o número do seu título clicando aqui.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: