Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

Atualizações da propagação da Covid19 nos limites de Jacareí: isolamento social versus avanço territorial do vírus

Análise de Daniel de Andrade

No município de Jacareí, a segunda quinzena do mês de julho de 2020 marca o período quando os registros divulgados pela secretaria de saúde municipal ultrapassaram os mil casos confirmados de pessoas infectadas pelo vírus Sars-Cov2. Os dados publicados no dia 21 de julho de 2020 apontam para 1.054 casos e 55 óbitos.

Diante do aumento expressivo de casos confirmados – que supera os três dígitos decimais -, o comportamento social a exemplo do isolamento, como elemento mitigador na contenção da Covid19, aparenta uma curva contrária ao que vem ocorrendo com os registros de contágio. A queda do índice de isolamento social no município de Jacareí pode ser observada segundo dados obtidos da Fundação SEADE e elaborados pelo SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo) entre as datas de março-julho de 2020. Segundo gráficos, a vertente de queda do isolamento social pode ser notada a partir do mês de maio, quando o indicador não mais atingiu os 60%. Considerando este mesmo período, o número de casos confirmados extraídos por meio dos boletins epidemiológicos de Jacareí mostra a situação contrária ao ocasionada com a curva de isolamento, ou seja, um aumento no número de casos a partir de maio de 2020:

Fonte: Fundação SEADE, 2020 e Secretaria de Saúde de Jacareí, 2020. Elaborado pelo autor.

Neste contexto de queda no indicador de isolamento social e aumento no número de casos, a distribuição espacial das notificações positivas de Covid19 ocorreu em praticamente toda extensão urbana do município de Jacareí. Com base nas delimitações territoriais por áreas de ponderações propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) para o ano de 2010, – descritas como regiões no interior do município -, podemos averiguar a concentração dos casos confirmados até 21 de julho de 2020, com maior intensidade nas regiões Leste 1 e Oeste 1:

Fonte: IBGE, 2010, Secretaria de Saúde de Jacareí, 2020. Elaborado pelo autor.

Contidos nas áreas de ponderação, os registros da Covid19 apresentam-se de modo hierárquico, com destaque para as 10 localidades urbanas de maiores números de casos confirmados e suas as respectivas regiões:

Fonte: IBGE, 2010, Secretaria de Saúde de Jacareí, 2020. Elaborado pelo autor.

Por fim a representação cartográfica dos casos pode ser observada na figura que mostra a distribuição espacial com ênfase nos casos concentrados ao longo da área central e adjacências, a exemplo dos bairros Parque dos Príncipes, Cidade Salvador, Vila Maria e Parque Meia Lua. Contudo, é possível verificar que bairros periféricos à área central tais como Jardim do Vale, Cidade Nova Jacareí e Bandeira Branca também já apresentam um aumento expressivo nos números de casos confirmados:

Fonte: IBGE, 2010, Secretaria de Saúde de Jacareí, 2020. Elaborado pelo autor.

Ressalta-se que as informações sobre o panorama dos casos do vírus Sars-Cov2 no município de Jacareí descrevem uma rápida propagação do vírus e mostram também a queda no cumprimento do isolamento social, o que acaba por gerar um cenário difuso, incerto e preocupante para o morador de Jacareí. Enquanto aguardamos ansiosamente a descoberta de uma vacina, as recomendações sanitárias, as medidas restritivas de distanciamento de 1 a 2 metros, a utilização responsável de máscaras e de equipamentos de proteção individual, e sempre que possível a adoção do isolamento social, ainda se configuram nas melhores práticas sociais e modos de diminuição do contágio da Covid19.

Daniel de Andrade é Doutor no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional na Universidade do Vale do Paraíba (2019), mestre em Planejamento Urbano e Regional (2015) e bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade do Vale do Paraíba (2012). Professor de Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia de Jacareí – FATEC.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: