Nos próximos dias, duas pontes da região central do município serão inspecionadas. Segundo os técnicos da secretaria do governo, essas inspeções são imprescindíveis para o efetivo monitoramento e manutenção preventiva das pontes, com o objetivo de preservar aspectos como segurança e qualidade viária.
Além destes serviços, que serão realizados para atestar a capacidade das pontes, a contratação dos serviços contempla, ainda, a elaboração de um plano de manutenção contínua, para o acompanhamento sistemático do desempenho das estruturas e estabelecimento de rotinas de inspeções preventivas.
Para manter o tráfego para veículos e pedestres, as pontes não serão totalmente interditadas durante as inspeções. Os serviços serão realizados por meio de caminhões ou plataformas com braço articulado. Na execução do serviço, nos trechos onde o veículo utilizado para a inspeção estiver estacionado, o trânsito contará com isolamento parcial da faixa de rolamento, devidamente indicado com placas de sinalização e desvios de veículos e pedestres, garantindo, assim, a segurança e a fluidez do trânsito.
As inspeções especiais e as periódicas devem ocorrer sistematicamente ao longo da vida útil das pontes.