Jacareí atingiu, nesta semana, dois picos recorde no índice de novos casos acumulados em 7 dias. Foram 465 na segunda-feira, 14/12 e 470 na terça-feira, 15/12. Trata-se dos maiores números para este índice em todo período de pandemia do Coronavírus, desde março.
Estes valores levam em consideração os dados oficiais informados pela Prefeitura de Jacareí. A média de novos casos por dia, levando em conta os últimos 15 dias, também ganhou força, saltando de 18 no domingo (13/12) para 33 na segunda-feira, com valores que seguem crescendo até a quinta-feira (17/12), quando chegaram a 35.
Na manhã desta quarta-feira (16), o Ministério da Saúde divulgou o plano de vacinação da população brasileira contra a Covid-19. De acordo com a pasta, o Governo Federal vai distribuir insumos e doses da vacina até os estados e, a partir desse ponto, o estado envia aos municípios que serão os responsáveis pela vacinação.
Contudo, o quadro de contaminação em várias partes do país, incluindo Jacareí, inspiram um alto nível de cuidados por parte dos indivíduos para que a contaminação seja contida até que a vacina chegue.
Natal na Pandemia
O período de Festas de Fim de Ano está chegando e, apesar de estarmos no meio da Pandemia de Covid-19, muitos desejam manter a alegria das comemorações e o clima de irmandade promovidos pela época.
Contudo, é fundamental que cada pessoa mantenha, acima de tudo, a consciência coletiva de que isolamento ou distanciamento social dizem mais sobre o cuidado com o outro do que consigo mesmo.
Se a mensagem de Natal é amor ao próximo e esperança de um futuro de paz, considerar a importância dos cuidados específicos relacionados à Pandemia faz total sentido.
Além disso, é possível manter tradições e gestos de carinho apesar desta enorme crise sanitária que vivemos. O clima de confraternização pode ser alcançado de formas alternativas neste ano.
- Enviar mensagens de vídeo é uma boa forma de manter as demonstrações de carinho para amigos e familiares.
- Enviar presentes virtualmente também pode ser uma forma de manter uma tradição reduzindo riscos de contaminação.
- Durante as comemorações, priorize reuniões com poucas pessoas, em locais abertos.
- Evite encontros com mais de duas pessoas com idosos da família.
- Procure ficar com máscara o máximo de tempo, mesmo em residências. A máscara reduz a possível carga viral emitida pelos pulmões das pessoas.
- Se apresentar sintomas da Covid-19, como dor de garganta, tosse seca, dor de cabeça, fraqueza no corpo, evite participar de encontros sociais.