A Cidade no Tempo – Benedicto Sergio Lencioni

Benedicto Sergio Lencioni

Fevereiro 2023

1º/fevereiro –1889 – Foi lido na sessão ordinária desta data ofício de José Pereira da Silva comunicando ata de posse e exercício do cargo de Juiz Substituto da Vara de Direito desta Comarca, instalada a 28 de janeiro do corrente ano.

2 – 1907 – É eleito deputado o dr. Lamartine Delamare Nogueira da Gama que obteve 1.848 votos. A eleição realizou-se em todo o Estado.

3 – 1928 – Estréia a companhia de revista de Nino Nello, no Esperança Futebol Clube, com a peça “Flor de Amor”.

4 – 1954 – O vereador Aparício Lorena indica ao Prefeito Municipal a necessidade premente de ser construída uma Estação Rodoviária.

(O Combate- 5/9/1954).

5 – 1844 – A lei n.9, desta data, trata das divisas de Jacareí com Paraibuna.

6 – 1863 – O vereador Paula Machado apresentou uma representação para a Assembleia fazendo ver a inconveniência que é de seguir a linha férrea da Freguesia da Escada a São Paulo, e fazendo ver que seria melhor partir desta cidade passando por Guararema a Mogi e diretamente ao Rio Grande.

7 – 1863 – O coronel João da Costa Gomes Leitão apresenta à Câmara uma representação ao presidente da Província para que o assoalho da ponte sobre o Rio Paraíba seja coberto de terra, e o orçamento das despesas na quantia de 1:413$000 ao Exmo. Presidente.

8 – 1879 – “Compareceu perante a Câmara o Sr. José Francisco Malta e sua mulher, moradores desta cidade, na chácara denominada Avarehy e disseram que eram senhores e possuidores das águas do ribeirão denominado do Avarehy e cujas águas partiu das terras que foram do coronel Paula Machado vão a sua chácara onde tem fim o seu curso pois daí tocar moinho e monjolo; cujas águas disse que depois que saíssem em uma vala que confina com o aterrado do Avarehy e com Júlio da Costa Guimarães, cedia a esta Câmara para servidão pública”. Disse mais que depois de ter servido destas águas em suas máquinas, obrigava-se a dar o curso acima indicado, cedendo da ponte indicada em diante seus_______ à Municipalidade, ficando esta com o direito de conservar como lhe convier.

FOI ANTONIO AFONSO OU NÃO FOI ????????????????????????
Leia:  OS FUNDADORES – a verdade e o mito
LIVRARIA SKILO

MAIs LIDAS