A CIDADE NO TEMPO: Benedicto Sergio Lencioni – JULHO – 2023

1º/Julho –1862 –  O jornal Correio Paulistano noticia: Escravos fugitivos:

Jacintho– criolo, cor preta, idade 20 anos mais ou menos, magro, alto, rosto redondo, bons dentes, fala um pouco ligeiro, levou roupas de fios de algodão.

Raymundo – crioulo, cor preta, idade 18 anos mais ou menos, altura regular, magro, cara comprida, bons dentes, anda um pouco mancando, levou roupa fina e de algodão.

Marcellino – idade 20 anos mais ou menos, crioulo, cor fula, altura regular, corpo regular, rosto comprido, bons dentes, levou roupa fina e de algodão, e tem sinais de castigo, tanto este como os outros não tem barba.

R: 100$000 de gratificação a quem trouxer.

P.S. Estes escravos são do Sr. Delfino Martins de Siqueira & Cia.; dá-se gratificação acima a quem os pegar e 20$000 a quem der notícias certas deles. Jacareí, 1º de julho de 1862.

Podem ser entregues em Jacareí ao dono, e nesta capital ao Sr. José Thimoteo de Arantes.

2/julho – 1863 – Francisco da Penha e Antônio de Andrade pedem que esta Câmara despache o requerimento dos moradores do Bairro do Parateí, que pedem 300$000 réis para feitura de uma ponte. Foi a Comissão.

(idem)

3/julho 1863  – O Senhor Oliveira Preto indica que a Câmara convide o Coletor das Rendas Provinciais para que venha amanhã prestar fiança sobre a arrecadação dos novos impostos, Carne Verde e Subsídio Literário. A Câmara aprovou para amanhã, 4 do corrente.

Benedicto Sérgio Lencioni é professor, historiador, advogado, pintor, escritor e escreveu diversos livros sobre a história da cidade. Foi vereador por duas legislaturas e posteriormente também foi prefeito por dois mandados. Foi professor de OSPB no CENE Silva prado na década de 1970.

MAIs LIDAS