Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

A CIDADE NO TEMPO Benedicto Sergio Lencioni AGOSTO – 2022

1º/agosto 1906 – Com destino ao Rio de Janeiro passou hoje por Jacareí o Dr. Affonso Penna, presidente eleito do Brasil. A Estação foi adornada e iluminada e Affonso Penna foi entusiasticamente homenageado.

2 – 1914 -O vereador Antonio Jordão Mercadante apresenta a justificação de projeto de lei: “Considerando a falta de prédios próprios para a exibição de filmes nesta cidade; Considerando que as atuais casas não proporcionam ao público o necessário conforto; Considerando que faltam as mesmas separações próprias para pessoas da sociedade, ficando os espectadores todos em promiscuidade; Considerando que estas não correspondem ao evolutivo constante do progresso desta cidade, apresento à consideração da Câmara o seguinte projeto de lei: Artigo 1º) Fica concedido à pessoas ou empresas que se organizarem com o fim de explorar a indústria do cinematógrafo nesta cidade, isenção completa de impostos, exceto o predial, pelo prazo de 15 anos a contar desta data. Artigo 2º) Para que possam aproveitar essa concessão, é preciso que possuam prédio próprio, construído especialmente para esse fim e onde os espectadores possam gozar de conforto, devendo ter camarotes, cadeiras de 1ª e 2ª, plateia, ventiladores, diversas saídas para casos de incêndio e acomodar, no mínimo, 600 pessoas. Artigo 3º) Os preços das entradas não poderão ser superiores aos de qualquer outra casa de divertimento congênere, existentes na ocasião. Artigo 4º) A duração desta lei será de um ano a contar da data das promulgação, caducando em seguida.   O projeto recebeu número 8.

3 – 1930 – É inaugurado o cinema falado com a instalação dos modernos aparelhos Movietone e Vitaphone, no Cine Rio Branco, de Albano Máximo, com o filme “Gavião do Céu”.

4 – 1946 – Foi constituída uma comissão com a participação das senhoras Ana Zanatta, Francisca C. Siqueira, Jovita R. Scavone, Alba Cruz de Matos, Laura Augusta de Oliveira, Yolanda Chieffi, Valentina Pires Martins, Maria Eugênia Moreira, Otília Arouca Cruz, Zenaide de Barros Nascimento e Eunice Rico Ferreira, para em nome das senhoras jacareienses oferecer uma bandeira nacional à fanfarra do Ginásio do Estado e cuja entrega será feita, efetivamente a 7 de setembro vindouro, data da comemoração da Independência do Brasil. A fanfarra receberá a denominação de “Embaixador Macedo Soares”.

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: