Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

A CIDADE NO TEMPO Benedicto Sergio Lencioni ABRIL – 2022

9 – 1793 – O Capitão-general Bernardo José de Lorena, Governador da Capitania, oficia à Câmara de Jacareí, sobre o envio de proposta com três nomes de pessoas “capazes e beneméritas”, para ser escolhido o substituto do Capitão das Ordenanças, Inácio Bicudo de Brito, promovido a Sargento-mor.

10 – 1833 – Tomam posse e prestam juramento, como Juízes de Paz do Distrito da Vila de Jacareí, o Capitão Francisco de Paula Machado, o primeiro votado; o Capitão mor José Manoel Pereira, o segundo; o Alferes Miguel Leme da Silva, o terceiro e o Capitão Ignácio José de Macedo, o quarto.

Tomam posse e prestam juramento três Juízes de Paz, do Distrito da Capela Curada de Santa Branca, o Capitão Bebiano José Nogueira; o Alferes Mariano José de Moraes e o Alferes José Joaquim Nogueira.

10 – 1881  – Falece em São José dos Campos o jacareiense Padre Siqueira, fundador da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo de Petrópolis, e com sua sobrinha a Madre Francisca Pia, a Mamãezinha, a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo.

11 – 1914 – Na Ordem do Dia o vereador Antonio Jordão Mercadante apresenta à consideração da Câmara a Indicação número 6: “Considerando ser de urgente necessidade a abertura do Colégio São Miguel, pelo extraordinário benefício moral e material que trará à esta cidade; Considerando que se acham expostos a inúmeros perigos grande número de órfãos que aqui existem com a liberdade que gozam, vivendo mais pelas ruas da cidade, que em seus lares; Considerando as nossas obrigações de zelar sobre tudo a que se refere à instrução e ao aperfeiçoamento moral da nossa terra; INDICO que o Senhor Prefeito Municipal seja comissionado pela Câmara para se entender pessoalmente com o Exmo. Revmo. Sr.Bispo Diocesano sobre a imediata abertura do Colégio São Miguel, facilitando-lhe tudo quanto estiver ao alcance desta Câmara para que esse desideratum se traduza em realidade o quanto antes. Sala das Sessões, 11 de abril de 1914. Assina Antonio Jordão Mercadante. Foi aprovada a indicação.

12 – 1951 – “Nemésio e seu Conjunto” apresentam na Casa Paroquial a peça “O Segredo do Padre Jeremias”, peça de cunho moral e cristão.

2022

   200 anos da Independência do Brasil

   200 anos do nascimento do Cônego José Bento

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: