Acompanhe aqui os números da COVID-19 em Jacareí

8 de Dezembro é comemorado Dia da Imaculada Conceição Padroeira de Jacareí

Celebrada principalmente pela comunidade cristã católica, a Imaculada Conceição Padroeira de Jacareí é celebrada na terça-feira, 8/12. A comemoração é considerada um dos dogmas mais importantes do cristianismo: a concepção sem mácula da Virgem Maria, como forma de prepará-la para a vinda do Filho de Deus.

A Virgem Maria é venerada como uma santa imaculada e livre de pecados desde os primórdios do cristianismo. Apenas em 28 de fevereiro de 1476 esta data foi decretada pelo Papa Sisto IV como uma festa universal. A festa da Imaculada Conceição ganhou caráter obrigatório no século XVIII, através da decisão do Papa Clemente XI, porém, só recebeu o título de um dogma católico em 8 de dezembro 1854, pelo Papa Pio IX, sendo este o motivo da escolha do dia 8 de dezembro para celebrar a festa litúrgica.

Em vários países europeus, incluindo Portugal, o Dia da Imaculada Conceição é considerado feriado nacional.

Em Jacarei, Uma emenda à Lei Orgânica do Município em que propunham que o dia 3 de abril, data em que Jacareí passou à categoria de Cidade, no ano de 1849, fosse feriado. A data de 3 de abril era feriado até 31 de março de 1990. Nesta data, a lei 2761 tirava o feriado de 3 de abril e passava-o para dia 8 de dezembro, dia da Padroeira de Jacareí, Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Dia Nacional da Família

O Dia da Família também é comemorado anualmente em 8 de dezembro, no Brasil. A data tem como objetivo homenagear a família, bem como lembrar a sua importância.

Família significa relação afetiva entre as pessoas que tenham ou não laços sanguíneos, um conceito que se baseia no amor, na ajuda mútua, na partilha, e que promove a formação de valores em cada um de nós. A celebração surgiu como uma forma de homenagear a importância da “instituição familiar” e seu papel na vida em sociedade. Vale ressaltar que a data não diz respeito apenas às famílias constituídas por pai e mãe, mas sim, todo e qualquer contexto de formação familiar.

O “Dia Nacional da Família” foi instituído pelo Decreto nº 52.748, de 24 de outubro de 1963. Comemorado em 8 de dezembro, a comemoração coincide com o Dia da Imaculada Conceição, que é padroeira de Jacarei.

Além do Dia Nacional da Família, existem outras duas comemorações relacionadas ao tema: o Dia Internacional da Família (15/5) e o Dia da Família na Escola (24/4)

Deixe uma resposta

Top
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: